Câmara dos EUA aprova envio de acusações de impeachment de Trump ao Senado

15 de janeiro de 2020 às 17h14

img
Crédito: REUTERS/Kevin Lamarque


Washington – A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelos democratas, aprovou nessa quarta-feira (15) o envio de duas acusações formais contra o presidente Donald Trump ao Senado, abrindo caminho para que o terceiro julgamento de impeachment de um presidente dos EUA comece na próxima semana.

Ao todo 228 deputados votaram a favor do envio das acusações para dar ao Senado, controlado pelos correligionários republicanos de Trump, a tarefa de julgá-lo por abuso de poder por pedir à Ucrânia que investigasse o rival político Joe Biden e por obstrução do Congresso por bloquear o testemunho e os documentos solicitados por parlamentares democratas. Votaram contra o envio das acusações 193 deputados.

A votação, que também aprovou uma equipe de sete parlamentares democratas nomeados pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi, para atuar como promotores no julgamento, ocorreu em grande parte alinhada com as posições partidárias.

Espera-se que o Senado, com 100 cadeiras, absolva Trump, mantendo-o no cargo, já que nenhum dos 53 senadores republicanos expressou apoio à sua remoção, um passo que, segundo a Constituição dos EUA, exigiria uma maioria de dois terços.

O presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, Adam Schiff, adversário de Trump, foi selecionado para chefiar a equipe de promotores da Câmara. A Casa Branca ainda não revelou sua equipe de defesa. O julgamento será supervisionado pelo presidente da Suprema Corte, John Robert.

Durante uma cerimônia de assinatura na Casa Branca para um acordo comercial na China, Trump disparou contra o impeachment, que chamou de embuste.

A porta-voz da Casa Branca Stephanie Grisham disse que “o presidente Trump não fez nada de errado”.

(Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail