China impulsiona vendas brasileiras em janeiro

8 de fevereiro de 2020 às 0h04

img
No último mês, chineses compraram 30,6 mil t de carne suína do País - Crédito: Divulgação

São Paulo – As exportações de carne suína do Brasil avançaram 41% em janeiro na comparação anual, em mais um mês alavancado pelas fortes vendas à China, informou, na sexta-feira (7), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

De acordo com a entidade, os embarques do produto (in natura e processado) no período totalizaram 68,5 mil toneladas, com receita de US$ 164,1 milhões, valor 78,9% superior ao de mesmo mês do ano passado. O resultado é o maior da história para um mês de janeiro.

A China, mais uma vez, puxou a alta das exportações brasileiras, adquirindo 30,6 mil toneladas, crescimento de 252% ante janeiro de 2018. A cifra não considera os números de Hong Kong, cujas importações avançaram 93% no período.

“A demanda chinesa se manteve elevada ao longo do mês de janeiro. É um fator importante no impulso das exportações brasileiras”, disse, em nota, o presidente da ABPA, Francisco Turra.

Coronavírus – O país asiático tem acelerado aquisições de carnes no mercado externo desde o ano passado, diante da escassez doméstica de proteínas causada por um surto de peste suína africana, e tende a ampliar importações mesmo com a atual epidemia de coronavírus, disse Turra em entrevista concedida à Reuters nesta semana.

No comunicado divulgado na sexta-feira, o diretor-executivo da associação, Ricardo Santin, afirmou que o rendimento de janeiro “acena para um resultado positivo em 2020”.

A ABPA projetava em dezembro um aumento de 15% nas exportações brasileiras de carne suína em 2020.

As grandes compras chinesas impulsionaram altas não apenas nas exportações de carne suína no mês passado, mas também nas vendas de carnes bovina (+9,84%) e de frango (+14,9%), segundo associações do setor. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail