“MP Itinerante”

A caravana do Ministério Público Itinerante terá, novamente, patrocínio da ArcelorMittal para a edição 2020. Benjamin Baptista Filho (Presidente da ArcelorMittal Brasil), Jefferson De Paula (CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam), Dr. Antônio Sérgio Tonet (Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais) e Dr. Bertoldo Mateus de Oliveira Filho (Procurador de Justiça e Coordenador da iniciativa) assinaram o convênio na última quarta-feira), na sede da empresa, em Belo Horizonte.  A ação foi criada com o objetivo de disseminar os serviços do MP, propor um contato mais próximo com os cidadãos e mostrá-los a maneira de defender os seus direitos. Ela conta com a participação de parceiros tais como polícias Militar e Civil e Defensoria Pública. A escolha das cidades leva em conta o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a carência de acesso a serviços básicos, informações e cidadania. A expectativa é que o “MP Itinerante” atenda 30 cidades em 2020.

PPPs e concessões

A doutora em direito administrativo e professora da UFMG Cristiana Fortini participa hoje do “1º Encontro de Infraestruturas, Concessões e Parcerias Público-Privadas”, realizado pela PUC Minas. O encontro é gratuito e será realizado no auditório do campus da Praça da Liberdade, de 8h30 às 16h30.  “A experiência acumulada com a aplicação da lei, em especial durante a execução contratual, é relevante no momento em que se discutem mudanças legislativas”, comenta Cristiana, que ministrará o painel “Novo Marco Legal de Concessões e Parcerias Público-Privadas”.Inscrições no link: https://bit.ly/37RB2tT. Cristiana Fortini é vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) e advogada-sócia da Carvalho Pereira, Fortini Advogados Associados.

Histórias em quadrinhos

Histórias em quadrinhos fazem parte da memória afetiva de quase todas as pessoas. Alguns foram leitores assíduos na infância, outros mantêm o hobby ainda adultos e até mesmo o transformam em profissão. Com a proposta de ampliar o conhecimento sobre esse universo, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade, será palco hoje, a partir das 15 horas, da palestra “Quadrinhos passo a passo: um olhar sobre as potencialidades das HQs”, ministrada pelo quadrinista Erick Azevedo. O evento é realizado em parceria com a Escola Técnica de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos. A palestra tem entrada gratuita e acontece no Setor Infantojuvenil da Biblioteca, a partir das 15h. Quem quiser participar deve retirar senha 30 minutos antes, na recepção do prédio. Serão disponibilizadas 40 vagas.

Carnaval de Veneza

O Carnaval já está batendo à porta e a Casa Fiat de Cultura traz para o público o “Ateliê Aberto: Carnaval de Veneza em BH”. A atividade, gratuita, é inspirada no tradicional Carnaval de Veneza, na Itália, e apresentará três formatos de máscaras, à moda veneziana, para serem decoradas de acordo com a criatividade de cada participante, resultando em peças únicas e personalizadas. As atividades do ateliê ocorrem até o próximo dia, aos sábados, domingos e feriados, com entradas às 10h30, para crianças até dez anos e seus acompanhantes, e às 14 horas para jovens e adultos. A participação também é livre, sujeita a lotação do espaço. A Casa Fiat de Cultura fica na Praça da Liberdade, 10, Funcionários.  O horário de funcionamento é,: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

“Boulevard Click”

Pelo segundo ano consecutivo, o Boulevard Shopping promove o concurso cultural “Boulevard Click”. Os participantes são convidados a lançar um novo olhar sobre o empreendimento e soltar a criatividade. A melhor foto feita do centro de compras será premiada com uma câmera fotográfica. Não precisa ser profissional da área, e nem fazer inscrição para participar. Basta enquadrar a ideia e postar o resultado no instagram com a hashtag #boulevardclick2, além de seguir o perfil do empreendimento na rede social (@boulevardbh). Para eleger o melhor click, o shopping conta com uma comissão julgadora e o responsável pela foto vencedora vai levar uma câmera Canon Canon 90D com lente 18-135MM, um modelo para quem deseja aprofundar os conhecimentos no ramo da fotografia. Os participantes tem prazo até o próximo domingo para publicar as fotos.