Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

Política fiscal para Minas

Na próxima sexta-feira, das 8h30 às 11h30, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-MG) inicia o seu ciclo de eventos, com o primeiro Encontro de Finanças de 2020. O convidado é o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa, que vai falar sobre “Política Fiscal para o Estado de Minas Gerais”. O evento será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que fica na avenida do Contorno, 4.456, 4º andar, no Funcionários. O Ibef-MG promove mensalmente atividades direcionadas aos profissionais de finanças com o objetivo de intensificar o networking entre empresários e executivos das principais empresas brasileiras.

Educação e cultura

O Educativo do Memorial Vale realiza o primeiro Encontro entre Educadores de 2020. Trata-se de um encontro mensal voltado para os profissionais das instituições que visitam o espaço do museu com seus alunos, guias de turismo, ou pessoas que tenham interesse em conhecer o trabalho e a educação museal. A proposta é ampliar a relação entre educação e cultura, escola e museu, e propor novos diálogos. Um dos assuntos levantados nesses encontros é a possibilidade de escolha – por parte da escola/educador visitante – do percurso temático a ser explorado durante a visita. Neste mês, o evento será realizado hoje e amanhã, das 9h15 às 11 horas no dia 11, e de 14h às 16h no dia 12. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: (31) 3343-7317. O interessado deverá optar por uma das datas. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640, Funcionários.

ACMinas Jovem

Amanhã, às 19h, o Conselho Empresarial de Jovens da ACMinas, entidade que representa os jovens empresários de Belo Horizonte, realiza o Beer’n’Talk, um bate-papo mais leve e descontraído para falar sobre finanças. O evento, que acontece no Albanos (rua Pium-Í, 611, Sion), abre a programação de atividades do ano do conselho. Nesse primeiro encontro a conversa será sobre “Como investir em 2020”. Na ocasião, o sócio da Toro Investimentos, Rafael Panonko, e o sócio da Vêneto Consultoria e Gestão de Recursos, Carlos Henrique Pessoa, vão compartilhar suas experiências como investidores e darão dicas sobre o assunto. O bate-papo será mediado pelo o vice-presidente de desenvolvimento de negócios do Conselho Empresarial de Jovens da ACMinas, Marco Túlio Campolina.

Arte, ciência e tecnologia

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, se consolidou como importante espaço cultural e artístico graças a uma curadoria que propõe uma sinergia contínua entre os campos das artes, ciência e tecnologia, por meio de atividades culturais e educativas que reflitam temas atuais. Reafirmando este propósito na programação de fevereiro, o museu recebe o artista e pesquisador Jack Holmer para duas atividades inéditas: a Oficina de Robótica Ecológica, voltada para o público infantojuvenil, e a palestra “Consciências Artificiais”, aberta a qualquer interessado. Ambas as ações serão realizadas na próxima quinta-feira. A oficina começa às 15 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/38ympfH. Às 19h30, Holmer apresentará a palestra “Consciências Artificiais”.

Luta contra câncer infantil

O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil é lembrado no calendário em 15 de fevereiro. Para celebrar a vida e fortalecimento da luta contra a doença que acomete milhares de crianças e adolescentes brasileiros anualmente, o Programa CCBB Educativo, em parceria com a Casa Aura e arteterapeuta Cláudia Cristina Andrade, propõe ações especiais para a próxima quinta-feira, às 14 horas. As crianças acolhidas pela Casa Aura serão recebidas pelo CCBB Educativo para uma experiência prática em arte no CCBB BH. A arteterapeuta, pedagoga e artista plástica, coordenadora da Abrigo – Escola do Cuidar e do Autocuidar, Claudia Cristina Andrade, será responsável por conduzir a atividade lúdica. O CCBB-BH fica na Praça da Liberdade, 450, Funcionários.