CURTAS DC MAIS | 12/03

12 de março de 2020 às 0h05

Cientistas Feministas

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, recebe hoje a partir das 19h30, o coletivo Cientistas Feministas para um encontro pautado pela participação feminina na ciência e os obstáculos enfrentados por elas. Serão tratados assuntos como preconceito, assédio, o impacto da maternidade na carreira, assim como as diversas conquistas, avanços e a importância da participação e realização feminina no segmento e campos de pesquisa cientifica.

O debate será mediado por Beatriz de Barros Souza e Fernanda Maria Policarpo Tonelli, integrantes do coletivo Cientistas Feministas, com a participação das convidadas Isabela de Andrade Pena Miranda Corby, Alessandra Ribeiro e Mariah Brochado Ferreira. A atividade é gratuita.

Mulheres compositoras

Pelo terceiro ano consecutivo, o Ars Nova-Coral da UFMG abre a sua temporada com um concerto especial. Intitulado Mulheres Compositoras: concertos para celebrar o Dia Internacional da Mulher e regido pela maestrina Riane Menezes, o evento será realizado hoje, às 19h30, no Conservatório UFMG.

O programa traz peças escritas por mulheres compositoras ao longo da história, com direito a obras inéditas no Brasil. O concerto começa com peças de duas monjas italianas renascentistas: Vittoria Aleotti (que se acredita ser a mesma que Raffaella Aleotti) e Chiara Margarida Cozzolani. Ambas escreveram obras polifônicas de grande porte, explorando o texto como guia da música. O repertório segue para o século XIX com Clara Schumann, que propôs novas mudanças interpretativas.

Empreendedorismo feminino

A presença das mulheres à frente dos negócios, seja em pequenas ou grandes empresas, aumenta a cada dia, apesar de um cenário ainda desigual. Para apoiar e fortalecer o empreendedorismo feminino no segmento da panificação, o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) vai promover hoje, às 16 horas, a primeira edição do ano do “Encontro de Panificadores”, em comemoração ao Dia da Mulher.

O evento tem como objetivo conectar lideranças, gestores e profissionais do segmento para fortalecer a indústria da panificação por meio da troca de informações e experiências. O evento será realizado na sede da Amipão (avenida do Contorno, 4.610 , 3º andar). As vagas são limitadas e as interessadas em participar devem confirmar presença pelo telefone (31) 3282-7559.

Audiovisual e cinema

Belo Horizonte recebe nomes importantes do mercado cinematográfico brasileiro até julho de 2020, durante curso de Gestão de Negócios do Audiovisual e Cinema, o primeiro do gênero em Minas Gerais. Para a aula de abertura, amanhã, foi convidado o cineasta, escritor e jornalista baiano Orlando Senna, decano do audiovisual brasileiro.

Realizado pela ONG Contato e pela Produtora Oficine, em parceria com Agência Nacional de Cinema (Ancine), Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e Centro Universitário Una, o curso registra um alto número de inscrições, feitas pelo site. Com o objetivo de promover a inclusão do acesso ao audiovisual brasileiro, também oferece duas vagas gratuitas voltadas para jovens de periferia. Apenas as cidades de São Paulo e Los Angeles, na Califórnia, ofereciam esta formação antes de Belo Horizonte.

“Escrita sem fim”

O CCBB Educativo elabora atividades que envolvem crianças e adultos em um universo artístico atraente e repleto de conhecimento. É uma maneira de aprender brincando e aproximar o público de ambientes culturais. Por isso, o Lugar de Criação é sucesso desde seu surgimento, com oficinas que dialogam com exposições e outras atrações do CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários).

As atividades têm entrada gratuita e acontecem aos sábados e domingos, das 11h às 13h e das 15h às 17h. Nos próximos sábado e domingo acontece a atividade “Escrita sem fim”, que integra a oficina “Trocação de Histórias”. A partir de propostas e instruções, o público visitante do CCBB BH irá experimentar a palavra e a escrita de formas surpreendentes, poéticas e inusitadas: colagem, recorte, sobreposição e composição de textos. A ação se destina aos públicos letrado e não letrado.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail