“O Brasil de JK”

“O Brasil de JK” é o tema do Encontro Cultural Interacadêmico a ser realizado na próxima terça-feira, às 15 horas, na sede da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (rua Agripa de Vasconcelos, 81, Mangabeiras). O evento consistirá de exposições a serem feitas pelo acadêmico e economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira e acadêmico e coronel PM Klinger Sobreira de Almeida.

O primeiro falará sobre “JK – Profeta do Desenvolvimento”. O segundo focalizará “A atuação de JK na Polícia Militar de Minas”. Patrocinada por dez entidades literárias, a promoção faz parte do programa de comemorações, neste ano de 2020, do tricentenário de implantação da Capitania de Minas Gerais.

Escola Livre de Artes

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, está com inscrições abertas para as oficinas, laboratórios e cursos gratuitos da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Para o primeiro semestre de 2020 são oferecidas mais de 2.000 vagas nas áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, patrimônio cultural e teatro. Os cursos acontecem em mais de vinte unidades culturais localizadas nas nove regionais da cidade.

O prazo para as inscrições termina hoje. Os interessados podem acessar o site ou ir aos centros culturais, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado e Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (Nufac). A relação completa das oficinas e cursos ofertados está disponível no site de inscrição.

Concurso literário

Como uma das atividades da Festa da Francofonia, a Aliança Francesa realiza o concurso literário “Dis-moi dix mots”, com o tema “Água”. O objetivo é sensibilizar o público sobre a língua francesa por meio da produção de texto utilizando o francês como idioma. Os interessados devem fazer a inscrição gratuitamente até o dia 9 de março.

A premiação, que varia de bolsa de estudos a brindes, acontece no dia 26 de março, às 15h, na Academia Mineira de Letras. Os participantes devem produzir um texto na língua francesa, entre 200 e 300 palavras, com a “Água” como tema. Dez palavras são obrigatórias na escrita, incluindo substantivos, adjetivos, verbos e uma interjeição em francês: aquarelle (nom), à vau-l’eau (v.), engloutir (adj.), fluide (nom), mangrove (nom), oasis (nom), ondée (nom), plouf (interj.), ruisseler (v.), spitant (adj.).

Jantar com arte

A Galeria Murilo Castro (rua Benvinda de Carvalho, 60 , Santo Antônio) realizará na próxima segunda-feira um jantar com arte, de 18h30 às 22h30), batizado de “Anna Bella Geiger – Brasil Nativo/Brasil Alienígena”. O jantar será precedido de um art talk com o galerista Murilo Castro sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), uma breve análise de obras que marcaram a trajetória da artista e seu papel na arte brasileira contemporânea.

A artista encerra nesse mês o ciclo de exposições no Masp , contemplando seis artistas mulheres brasileiras. Anna Bella tem obras no Centre Pompidou ( Paris), no Moma (Nova York ), na Tate Modern ( Londres ) e Reina Sofia ( Madri ) , dentre outros. O talk será seguido de Jantar preparado pelo Chef Eloi Moreira inspirado nas obras icônicas da artista também estarão expostas na galeria. O ingresso custa R$ 150,00 e pode ser adquirido somente através do sympla.

“Trocação de Histórias”

Experiências com a arte podem ser divertidas e educativas, aproximando crianças e adultos do universo artístico. Por isso, o CCBB Educativo traz atividades lúdicas no Lugar de Criação, visando à ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para todas as idades. As atrações têm entrada gratuita e acontecem aos sábados e domingos, das 11h às 13h e das 15h às 17h.

Nos próximos sábado e domingo será realizada a atividade “Isso não é uma cabine fotográfica”, que integra a oficina “Trocação de Histórias”. Nela, o público visitante da exposição Man Ray em Paris é convidado a imaginar, compor e encenar diferentes versões de si mesmo diante de uma câmera fotográfica. Inspirados nos retratos de Man Ray, esta edição do Lugar de Criação oferece elementos de cenografia, figurino e iluminação para que o participante crie sua própria fotografia dadaísta. O CCBB-BH fica na Praça da Liberdade, 450, Funcionários.