Empório itinerante

Celebrar a gastronomia no melhor estilo mineiro: com espaço para uma boa prosa, degustação de produtos ou quem sabe uma paradinha para comprar um presente. O BH Shopping, primeiro e mais completo de BH, foi o endereço escolhido para receber o Empório Itinerante do Projeto Aproxima.

O espaço, que será inaugurado hoje, oferece ao público diversos produtos típicos da consagrada Feirinha: queijos, doces, quitandas, cafés, pães, cachaças, cervejas artesanais, charcutaria, além de chefs e cozinheiros preparando pratos na hora. Até o fim do mês, o Empório apresentará uma diferente seleção de expositores.

A cada semana os visitantes terão novos produtos disponíveis, que poderão ser levados para casa ou serem degustados no próprio espaço. O Empório Aproxima funcionará no horário do BH Shopping: de segunda a sábado, das 10 horas às 22 horas e, aos domingos, das 14 horas às 20 horas.

Festival de Verão

Começaram ontem as inscrições para as nove oficinas do Festival de Verão UFMG. Neste ano, toda a programação do evento, que inclui apresentações, exposições, performances, feira, entre outras, será gratuita e realizada no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro) e no Centro de Referência da Juventude (rua Guaicurus, 50, Centro).

Os interessados nas oficinas devem ser inscrever até o dia 2 de fevereiro, por meio da plataforma Sympla. Todos os horários e ementas das oficinas estão disponíveis no site do festival. O Festival de Verão UFMG chega a sua 14ª edição, entre os dias 3 e 6 de fevereiro. Ao longo de quatro dias, o público da capital e região metropolitana poderá aproveitar dezenas de atividades.

Teatro de Bonecos

Para encantar adultos e crianças, o Boulevard Shopping traz o Festival de Teatro de Bonecos. A atração acontece nos dois próximos domingos, nos dias 19 e 26 de janeiro. Os espetáculos têm produção e direção do Grupo Girino – conceituada companhia no universo do teatro de bonecos e animação – e prometem arrebatar pessoas de todas as idades.

A programação acontece no Piso 2 do Boulevard em frente à Riachuelo, a partir das 16h, e tem entrada gratuita. No próximo domingo, o grupo traz a montagem “Meu Ambiente”. Na narrativa, os personagens terão que encontrar estratégias para reverter a destruição de uma floresta e seu habitat.

Para fechar a programação, no dia 26 a companhia apresenta o espetáculo “As Aventuras de Matias”, uma história divertida e musical, com personagens que num passe de mágica constroem um mundo cheio de fantasias.

“Praia” na Praça Tiradentes

O sonho de todo belo-horizontino é que aqui tivesse uma praia para harmonizar com nossos maravilhosos bares e restaurantes. Pois esse sonho vai se tornar realidade na Praça Tiradentes, no Funcionários. Os bares se uniram para criar um projeto divertido para animar os fins de tarde.

A praça vai ganhar cadeiras de praia para o público se sentar e montar o cenário praiano. Os melhores petiscos unidos a ótimas cervejas artesanais e a drinks especiais completam a vibe, onde todos poderão curtir uma “praia à lá BH”.

Durante todo mês de janeiro, um carrinho de drinks vai ficar na Praça Tiradentes às sextas-feiras. A proposta é oferecer bebidas refrescantes que combinam com o verão, e trazer um pouco do charme das tradicionais barracas de praia pra BH. O mixologista Thiago Mehl da Adega BH vai elaborar as receitas.

Afrofuturismo nas telas

Em 2018 foi lançado o filme “Pantera Negra”. Campeão de bilheterias, recebeu diversas indicações ao Oscar, sendo premiado em três categorias. A construção do filme traz mais que uma ficção: o afrofuturismo. Ligado a diversos segmentos artísticos, esse movimento ganhou destaque no cinema e está na tela há cerca de 50 anos.

Esse é o tema do programa Cinematógrafo, da Rede Minas, de hoje. Para falar sobre o afrofuturismo, a equipe do Cinematógrafo conversou com a multiartista e pesquisadora Zaika dos Santos. No programa, ela revela esse universo que traz o negro como protoganista em enredos ricos de abordagens tecnológicas, científicas, sem deixar de lado a herança africana.

O Cinematógrafo vai ao hoje, às 20h30, pela Rede Minas. O programa também pode ser acompanhado pela Internet, no site da emissora: redeminas.tv.