CURTAS DC MAIS | 20/02

20 de fevereiro de 2020 às 0h01

img
Crédito: Divulgação

Forno de Minas

À frente do seu tempo e exemplo de garra e empreendedorismo, a fundadora da Forno de Minas, Maria Dalva Couto Mendonça, conhecida por Dona Dalva, será homenageada da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira (OCIM) em comemoração ao Dia da Mulher, celebrado mundialmente no dia 8 de março. Na ocasião, a empresária receberá o Colar da Mulher Inconfidente Mineira, que tem como objetivo reconhecer o trabalho de personalidades femininas mineiras que se destacam com serviços relevantes em benefício da história, cultura e meio ambiente. O evento acontecerá no dia 7 de março, às 19h, no Auditório Presidente Juscelino Kubitscheck (Cidade Administrativa), e será aberto ao público. A homenagem acontece no ano em que a Forno de Minas completa 30 anos de fundação.

Mercado Central

A exposição “Viagem Pitoresca pelo Mercado Central de BH”, da artista plástica Rita de Souza, será aberta hoje, às 19 horas, no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro). Com entrada gratuita, a mostra reúne uma série de desenhos em grafite sobre papel. As obras poderão ser vistas até o dia 5 de abril, de terça a sexta-feira, de 10h às 21h, e no sábado e domingo, de 10h às 18h. O trabalho foi realizado a partir de pequenas expedições ao Mercado Central de Belo Horizonte durante vindas ao Brasil entre 2015 e 2018, período em que a artista fixou residência no Canadá. A escolha pelo Mercado Central se deu pelo fato de ser um espaço que agrega inúmeros elementos culturais da região.

Justiça social

A Conferência “Propósito de presente: interações sobre os dias atuais e futuros da Responsabilidade Pública no Trabalho”, em comemoração ao Dia Mundial da Justiça Social preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), será realizada hoje, de 13 às 19 horas, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, pelo Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 3ª Região (Conrerp3).  A responsabilidade pública trata das entregas que todo profissional realiza à sociedade com base não apenas em produtos ou serviços, mas também por meio do relacionamento que mantém com os diversos públicos de interesse das instituições ou marcas que representam. As inscrições devem ser realizadas pelo Sympla (http://bit.ly/conferenciaproposito).

Arte da reciclagem

Uma discussão em sala de aula sobre o descarte irregular de lixo deu origem à mostra de arte baseada em reutilização e reciclagem. O resultado é de autoria dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prefeito Souza Lima, bairro Jardim Vitória. As esculturas de resíduos sólidos possuem vários formatos e representações autênticas de objetos. Dentre as peças criadas pelos estudantes, estão um painel feito de assemblage (composição artística realizada pela colagem de diversos materiais), um livro ilustrado e um quadro em canvas, deste mesmo painel. A mostra “Invencionática” pode ser vista até o dia 4 de março na Sala Portinari e Passinho das Artes, no Colégio Loyola (entrada pela avenida do Contorno, 7.919,o Cidade Jardim). Com entrada gratuita, a visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h30; das 10h30 às 12h; das 14h às 15h30 e das 16h30 às 18h.

Música independente

O movimento Giro acaba de dar mais um passo para agitar a cena cultural de Belo Horizonte, usando como ferramenta o Carnaval. Idealizado pela Do Brasil Live, o projeto agora ganhará uma vertente musical, onde blocos e artistas locais se unem em parcerias inéditas e exclusivas. Com a proposta de abraçar e resgatar a música independente belo-horizontina, o pontapé inicial foi dado através de um convite ao grupo Graveola, que se uniu aos blocos Então Brilha, Chama o Síndico, Sagrada Profana e Juventude Bronzeada para a produção dos primeiros feats. Na etapa inicial, foram gravadas, em estúdio, canções consagradas do Graveola em arranjos produzidos e ressignificados de acordo com a personalidade de cada bloco. Os dois primeiros fonogramas foram lançados na última terça-feira, exclusivamente no Youtube.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail