Geral

Expert Talks BH

Belo Horizonte foi escolhida para receber a versão regional do maior evento de investimentos do mundo, a Expert Talks, que será realizada pela XP nos dias 3 e 4 de abril, no Expominas, na Gameleira. O evento reunirá importantes nomes da economia e da política do País, além de empreendedores e protagonistas de histórias inspiradoras, para compartilhar suas vivências e experiências com os participantes. Entre os palestrantes confirmados até agora, estão líderes e especialistas da XP Inc., como o CEO da companhia, Guilherme Benchimol, o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, o economista-chefe do BNDES, Fábio Giambiagi, o filósofo Luiz Felipe Pondé e o navegador Amyr Klink. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site: https://www.expertxp.com.br/bh/. Os clientes XP têm 50% desconto.

Museu de Congonhas

O Museu de Congonhas, distante 80 km de Belo Horizonte, terá o funcionamento alterado neste período de Carnaval. Nos próximos sábado e domingo, a instituição funcionará normalmente, das 9h às 17h. Já na segunda e terça-feira, dias 24 e 25 de março, o museu estará fechado. Na quarta-feira, dia 26 de março, retorna com o funcionamento normal, de 13h às 21h, com entrada gratuita. Até amanhã, o Museu de Congonhas realiza uma série de oficinas e atividades educativas para relembrar os antigos carnavais da Cidade dos Profetas. Crianças e adolescentes estão convidados a viajar no tempo e conhecer as escolas de sambas que já desfilaram na cidade, ouvir os samba-enredos, as marchinhas e entender como os carnavais também carregam as histórias e tradições de um povo. Além disso, aprendem a confeccionar máscaras.

Assembleia Cultural

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) assinou, na última terça-feira, convênio com a Aliança Francesa. O objetivo da parceria inédita é a promoção da cultura francesa no Estado, com a realização de apresentações internacionais na ALMG, que serão oferecidas e custeadas pela escola de idioma. As ações integrarão o programa Assembleia Cultural e serão realizadas no teatro, que será cedido pelo Legislativo em até seis datas por ano. Os primeiros dois eventos já têm data definida. No dia 16 de abril, dentro do projeto Zás, haverá a apresentação do trio francês de jazz Barthelemy. Já no dia 25 de maio, o Segunda Musical trará o concerto Artie’s, formado pela mezzo-soprano Yété Queiroz e por Hugues Borsarello, no violino, Gauthier Herrmann, no violoncelo, e Emmanuel Christien, no piano.

Infância e adolescência

O curso de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai realizar o programa “Psicopatologia e Psicanálise Lacanianas da Infância e Adolescência”, com aulas quinzenalmente às quartas-feiras, das 19 às 21 horas, no Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1.534, Centro). A abertura será feita no dia 25 de março, com Márcia Rosa, que abordará o tema “O inconsciente, o infantil e a latência”. A psicanalista Alice Rezende vai tratar dos tópicos “As neuroses na infância”, no dia 8 de abril, “As psicoses na infância: o que há de novo?”, no dia 22 de abril, e “Os autismos”, no dia 6 de maio. Os temas que serão desenvolvidos por Carla Capanema são “O adolescente freudiano”, no dia 20 de maio,  “ O adolescente lacaniano”, no dia 3 de junho, e “Os novos sintomas na adolescência, no dia 17 de junho. O curso será encerrado por Ângela Vocard, com o tópico “Psicopatologia e estrutura”, no dia 1º de julho. Já há 40 inscritos e 20 vagas ainda estão abertas e podem ser preenchidas em bit.ly/criancapsicanalise2020. Informações pelo telefone (31) 9617-6443.

Hospital da Baleia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chancelou os protocolos de segurança do paciente implantados no Hospital da Baleia. Após avaliação do órgão, a instituição foi classificada com a máxima adesão às práticas de segurança do paciente no ano de 2019. O reconhecimento engrandece a imagem do Baleia, enfatiza sua preocupação para evitar possíveis erros, ressalta seu compromisso em fornecer uma assistência segura aos pacientes e reforça a credibilidade e a excelência na qualidade do serviço médico-hospitalar prestado. De acordo com a gerente de Enfermagem do Hospital da Baleia, Cynthia Lloyd, o trabalho realizado dentro da instituição é contínuo, com reciclagem constante da equipe assistencial e reuniões para discutir casos de incidentes e eventos adversos de outros hospitais.