Crédito: Divulgação

Festa da Francofonia

No ano em que a Organização Internacional de Francofonia completa seu cinquentenário, uma comitiva de países francófonos incluindo a França, a Bélgica, o Canadá e a Suíça, junto coma Aliança Francesa de Belo Horizonte realizam em nossa cidade a 6ª edição da Festa da Francofonia, entre os dias 7 e 29 de março. A programação envolve exposições, conferências, sessões de cinema, apresentações musicais e de danças, oficinas, concursos e até um divertido jogo de pétanque. A Festa da Francofonia busca celebrar a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa. A abertura oficial da festa acontece na noite do dia 20 de março, o Dia Internacional da Francofonia, na Sala Minas Gerais, com um concerto da Filarmônica de Minas Gerais incluindo obras de Saint-Saëns e de Fauré.

Ciência e tecnologia

Os pilares de uma sociedade estão atrelados à ciência, tecnologia e inovação. Economia, saúde, segurança e nossas próprias decisões individuais são, hoje, influenciadas diretamente pela CT&I. Mas que perguntas a ciência deve ajudar a responder? Como contribuir para solucionar os problemas apresentados pela sociedade? O que o Estado deve eleger como prioridade? Essas são algumas perguntas que nortearão, nos próximos meses, os debates associados ao Fórum Técnico Mineiro Pela Ciência. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) está entre os organizadores da iniciativa, promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Fórum pela Ciência visa criar, de forma colaborativa, o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais

Captação via crowdfunding

A Katz Construções, empresa mineira responsável por projetos residenciais, comerciais e loteamentos de alto padrão, encerrou seu primeiro crowdfunding imobiliário, modalidade de investimento que conecta investidores a empreendimentos, em apenas 24 horas. Para atingir a meta de R$ 900 mil, referente ao edifício residencial Buenos Aires, localizado no bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte, foram necessários 46 investidores. A captação, realizada por meio da Vangardi, teve início em 11 de fevereiro. A previsão de inauguração do empreendimento é para o segundo trimestre de 2021.

Diversidade de gênero

A Gerdau assinou, nesta semana, a Carta de Adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que reúne grandes empresas em torno de dez compromissos voltados para a promoção dos direitos humanos LGBTI+. Na assinatura realizada no escritório da Gerdau, em São Paulo, estavam presentes o CEO, Gustavo Werneck, executivos da Gerdau e o representante do Fórum, JP Polo. Dessa forma, a companhia reforça seu compromisso com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro. “Esse é um grande passo para evoluirmos em nossa jornada de transformação, tornando a Gerdau uma empresa cada vez mais diversa e inclusiva,” afirmou Werneck.

Quintalzão na Praça Rui Barbosa

Um dos pontos mais centrais de Belo Horizonte, a Praça Rui Barbosa, foi escolhida pela cerveja Skol Puro Malte para receber uma das grandes atrações do Carnaval em 2020: o Quintalzão Skol. No local, folião poderá vivenciar uma experiência inspirada nos reais quintais das casas mineiras, com banho de mangueira, gangorras de pneu, bar, cadeiras de praia e, claro, DJ para deixar o ambiente animado ao som das músicas de quintal. A atração, para maiores de 18 anos, terá funcionamento gratuito, a partir deste sábado (22) e até a próxima terça-feira (25), e capacidade para 250 pessoas por hora, entre 10 horas e 16 horas.