Exportações de frango sobem no País

8 de janeiro de 2020 às 0h04

img
Crédito: Paulo Whitaker/Reuters

São Paulo – As exportações de carne de frango do Brasil terminaram 2019 com um avanço de 2,8% em relação ao ano anterior, totalizando embarques de 4,212 milhões de toneladas, informou ontem a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Em um ano em que o principal destaque no setor foi a forte demanda da China por proteínas, as receitas com exportações de carne de frango também cresceram, atingindo US$ 6,994 bilhões – alta de 6,4% na comparação anual.

Mesmo com o avanço em 2019, as exportações do produto pelo Brasil não ultrapassaram o recorde histórico estabelecido em 2016, quando foram embarcados 4,384 milhões de toneladas, segundo dados compilados pela ABPA.

Cliente especial – De acordo com a associação, em 2019, a China se tornou o principal cliente do Brasil em carne de frango, com importações de 585,3 mil toneladas, volume 34% maior que o de 2018.

“A crise sanitária que impactou a suinocultura chinesa também influenciou o aumento das exportações de carne de frango. É o maior volume anual já exportado para a China desde a abertura do mercado em 2009”, disse, em nota, o diretor-executivo da ABPA, Ricardo Santin.

A China enfrentou em 2019 graves surtos de peste suína africana, que dizimaram até metade de sua criação de porcos – a maior do mundo – e fizeram com que o país ampliasse a busca por fornecedores externos de proteínas.

O Japão, por sua vez, incrementou as compras em 7% em 2019, com volume total de 424 mil toneladas. Já os Emirados Árabes Unidos importaram 341,1 mil toneladas, volume 10% superior ao realizado no ano anterior.

Novo ano – Para 2020, a ABPA espera que a demanda global por carnes continue em alta. A entidade estimou anteriormente uma elevação de 7% nos embarques de carne de frango em relação a 2019, prevendo cerca de 4,5 milhões de toneladas embarcadas no novo ano.

“O fluxo das exportações, em especial para a Ásia e Oriente Médio, deve seguir positivo em 2020. O mercado internacional de proteína animal está pressionado pela demanda da Ásia, em especial”, afirmou o presidente da ABPA, Francisco Turra, em comunicado divulgado ontem. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail