Minas Comunica II garante telefonia móvel a 707 distritos mineiros

3 de fevereiro de 2020 às 19h04

img
Crédito: Divulgação/Seplag

Com o objetivo de reduzir desigualdades regionais e promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado, o programa Minas Comunica II, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), atingiu a meta de levar telefonia móvel a 707 distritos mineiros.

A última localidade contemplada, no final de janeiro, foi São José do Triunfo, em Viçosa, na Zona da Mata. Ao todo, 1,17 milhão de pessoas foram beneficiadas.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, a conclusão do programa demonstra o empenho do Governo de Minas em fomentar a economia em todas as regiões do estado.

“Estamos trabalhando para levar acessos aos mineiros que vivem nesses distritos. Dessa maneira, contribuímos para o desenvolvimento local”, destaca.

O subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz, acrescenta que tem visto isso na prática.

“Em muitos casos, pequenas pousadas passaram a usar máquinas de cartão, por exemplo. Além disso, o morador daquele distrito que conta, agora, com telefonia móvel pode acessar os serviços do governo por meio do MG App”, acrescenta.

Pelo aplicativo do Governo do Estado é possível agendar emissão de carteira de identidade, acessar contas de água e de luz e ter canal direto com o Executivo mineiro.

Segundo Diniz, o programa está alinhado com o nono Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 – documento da Organização das Nações Unidas (ONU) que traçou metas para a comunidade internacional.

O eixo citado consiste em construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, assim como fomentar a inovação. Um dos propósitos é oferecer acesso universal à internet, com preços acessíveis, até 2020.

O Minas Comunica II foi assinado em março de 2014 com a empresa Vivo/Telefônica, vencedora da licitação e os investimentos no programa estadual somaram mais de R$ 112 milhões.

(Agência Minas)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail