Minas supera 2 mi de hectares e se consolida como maior base florestal plantada do País

14 de fevereiro de 2020 às 0h04

img
Crédito: Divulgação

A base florestal plantada de Minas Gerais ultrapassou a marca de dois milhões de hectares, de acordo com a Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif), reforçando a posição do Estado como maior detentor do plantio de florestas do País e enfatizando o compromisso da indústria regional com a preservação ambiental e o autossustento.  Outro dado importante coloca a indústria mineira de árvores plantadas em destaque no cenário global: Minas Gerais é líder mundial de produção e consumo de carvão vegetal proveniente dessas florestas.

“Nosso Estado tem um enorme potencial para o plantio de árvores. Contamos com clima e solo extremamente favoráveis, além de uma localização estratégica e privilegiada. Tudo isso sem falar na extensão territorial. Minas é maior que muitos países. Todos esses fatores, juntos, nos colocam em vantagem frente aos outros estados brasileiros”, explica Adriana Maugeri, presidente da Amif, que, hoje, promoverá um grande encontro com líderes do governo estadual, do setor e da agroindústria para debater as principais tendências e perspectivas da indústria florestal para os próximos anos.

Por meio do cultivo de florestas plantadas, siderúrgicas e ferroligas, empreendimentos do segmento de celulose, papel, lápis, painéis e outros produtos sólidos da madeira conseguem produzir matéria-prima e insumos utilizados nos processos produtivos, como a celulose, carvão vegetal e a própria madeira.

“Apesar de representarem pouco menos de 1% do território nacional, as florestas plantadas são responsáveis por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais e 6,1% do PIB Industrial do País”, destaca Adriana Maugeri. A madeira de Minas Gerais abastece empresas de outros estados, como Bahia e Espírito Santo, e até de outros países. As empresas instaladas no Estado possuem certificação internacional, como o FSC – Forest Stewardship Council, que garante a sustentabilidade do manejo e origem da madeira através da exigência de parâmetros rigorosos.

Ainda de acordo com Adriana, as florestas plantadas oferecem diversos serviços ambientais e sociais: recuperam áreas degradadas, contribuem para manter a disponibilidade da água e nutrientes do solo, amenizam a pressão sobre as florestas naturais, conservam e mantêm milhares de quilômetros de estradas, geram empregos em uma vasta cadeia de valor e contribuem para a inclusão social.

“As florestas plantadas cumprem um papel social, econômico e ambiental importantíssimo. Elas são fonte de mais de cinco mil produtos e subprodutos e geram, ainda, inúmeros benefícios climáticos, uma vez que contribuem para o sequestro de carbono, que é a absorção do gás carbônico (CO2) presente na atmosfera”.

Eucalipto – Em Minas Gerais, as florestas plantadas com representação da Amif estão presentes em mais de 238 municípios mineiros e são compostas, prioritariamente, por eucalipto, mas também Pinus, Cedro e Mogno. As vantagens da cultura agrícola da madeira são muitas e estão cada vez mais evidentes. As principais e mais comuns são a produção do carvão vegetal e da celulose. O carvão vegetal como fonte energética limpa e renovável, e a celulose, como matéria-prima para produção de papel para impressão, fraldas descartáveis, papel higiênico, entre outros múltiplos produtos, imprescindíveis no cotidiano das pessoas.

Com a necessidade do Brasil de gerar mais energia e o interesse do poder público em produção de energia limpa e renovável, os produtores de madeira perceberam outra grande oportunidade de expansão dos negócios. Isso porque, também na produção de biomassa florestal, as plantações florestais têm vantagens que se destacam diante de outros tipos de plantios. (Da Redação)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail