Ministério inicia visitas técnicas no País
Crédito: Alexandre Guzanshe/Belotur

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, iniciou, na terça-feira (11/02), uma série de visitas técnicas nas cidades mais procuradas pelos foliões para o Carnaval 2020. Em sua primeira visita, o ministro esteve no Rio de Janeiro (RJ) onde se encontrou com o trade turístico local para tratar da organização e segurança de uma das maiores festas populares do mundo. Na ocasião, a equipe do Ministério do Turismo inspecionou parte da obra do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, centro do maior evento carnavalesco do estado.

Também participaram da agenda o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella; o secretário Nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos; o presidente da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, Marcelo Alves; o secretário municipal de Turismo, Paulo Jobim; e o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.

Para o ministro Marcelo Álvaro, as visitas técnicas realizadas nas cidades mais buscadas no Carnaval reforçam a atenção do governo federal com um dos grandes atrativos turísticos e culturais do Brasil. “Aqui no Rio de Janeiro fizemos uma agenda de pré-Carnaval de fundamental importância. Visitamos o Sambódromo, que está passando por uma das principais reformas da sua história. Em um tempo curto, de 40 dias apenas, a prefeitura do Rio de Janeiro, com eficiência, conseguiu realizar a obra”, comemorou.

O ministro relembrou sua primeira visita ao local, em dezembro de 2019, e destacou que os visitantes nacionais e internacionais terão conforto e segurança para curtir o feriado. “O Rio de Janeiro é a principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Brasil. O objetivo sempre foi de garantir um Sambódromo seguro e confortável para todos que vierem acompanhar uma das maiores festas do planeta. O povo do Rio de Janeiro ganha com essa reforma ampla, que nunca foi feita nessas proporções”, disse.

O prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Marcelo Crivella, agradeceu a ajuda do Ministério do Turismo e afirmou que o Sambódromo está na sua melhor condição em décadas. “Tivemos uma reforma enorme: 36 mil metros quadrados de arquibancadas reformadas e pintadas; trocamos 89 quadros elétricos e 500 refletores; além da área especial para cadeirantes e também duplicamos as áreas de escape. Isso garante conforto e segurança para as pessoas que vierem acompanhar as festividades”, declarou.

Conselho – No mesmo dia, na sede da prefeitura do Rio, o ministro participou da reunião do Conselho Municipal de Turismo, durante a qual ele ouviu demandas, propostas e ações planejadas pelo setor para o Carnaval e para o ano de 2020. “As reuniões com o trade e com os conselhos municipais são fundamentais para levantarmos as necessidades do setor e, por meio do diálogo e da colaboração de todos, avançarmos para sanar as demandas. São nesses debates, com essa construção de ideias, juntamente com o trade, que faremos o turismo crescer não só no Rio de Janeiro como em todo o Brasil”, disse.

O ministro ainda destacou a união de ações para que o turismo siga avançando. “E assim vamos trabalhar, nesse conjunto de esforços, com estados, municípios, entidades e trade turístico para avançar com o turismo, um dos principais ativos do nosso País, sobretudo na geração de emprego e renda”, concluiu. (Com informações do MTur)