Álvaro Antônio destaca a importância de cadastrar os eventos - Crédito: Roberto Castro/MTur

Os turistas brasileiros e estrangeiros tiveram uma maior variedade de eventos para escolher em 2019. Isso porque, desde 2016, o número de festividades cadastradas no Calendário Nacional de Eventos cresceu 254%, saindo de 888, em 2016, e chegando a 3.151 eventos registrados em todo o País no último ano.

Ao todo 85,4 mil usuários de 90 países, além do Brasil, acessaram o site da pasta para programarem suas viagens pelo País. Vale lembrar que o Brasil ocupa a nona colocação entre 136 países no quesito atrativos culturais segundo o Fórum Econômico Mundial. A cultura foi a motivação de viagem para 9,5% dos estrangeiros que visitaram o Brasil em 2018.

Os turistas americanos, portugueses, argentinos, franceses e britânicos foram os que mais buscaram informações sobre os eventos realizados em 2019 no país. No Brasil, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideraram as buscas. Dos que acessaram, mais da metade (51%) tinham idade entre 18 e 34 anos e eram do sexo masculino (54,5%). O mês de janeiro foi o período mais procurado.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca a importância dos estados e municípios em cadastrarem e divulgarem esses eventos. “Este nosso calendário tem como principal objetivo divulgar alguns eventos turísticos brasileiros que não são tão conhecidos por boa parte da população, além de agregar valor à imagem dos destinos, fornecendo informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao turista que está indo para aquele lugar”, finalizou.

Qualquer estado ou município do país pode cadastrar o seu evento de forma colaborativa durante todo o ano, mas quem registra logo em janeiro tem a vantagem de entrar no radar dos viajantes que pretendem conhecer o Brasil em 2020. Todas as informações contidas no site são alimentadas pelas próprias secretarias estaduais ou municipais de turismo, além dos responsáveis pela realização dos eventos geradores de fluxo regional, nacional e até internacional de turistas.

Festas em janeiro – Quem quiser aproveitar as festividades deste mês pelo País, já pode conferir alguns eventos no calendário do Ministério do Turismo. Os turistas que forem à Canela (RS), no dia 19 de janeiro, poderão conferir a 2ª edição da Copa Verão Motocross. Ainda neste mês, entre os dias 15 e 26, Santa Catarina recebe mais uma Festa Pomerode. Celebrada há mais de 30 anos o evento traz desfiles, danças, competições e o melhor da gastronomia típica nesta grande festa que sempre agita a cidade mais alemã do Brasil e região.

No Nordeste do País, os turistas que forem conhecer os atrativos baianos poderão acompanhar a 168º Festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos. O evento integra a programação religiosa, cultural, esportiva e entretenimento realizado em Lençóis (BA), na Chapada Diamantina, onde se manifesta a mais pura cultura de louvor ao santo padroeiro dos garimpeiros, o Senhor dos Passos, cuja imagem chegou à cidade em 1852.

No Ceará, os religiosos acompanham, a partir do dia 29, a Romaria de Candeias. O evento se estende até dia 02 de Fevereiro, e durante esse período a cidade se enche de alegria e devoção, com fiéis que povoam praças, igrejas e demais lugares de orações, como a Colina do Horto, onde encontra-se a estátua do Padre Cícero Romão Batista, fundador de Juazeiro do Norte. (Com informações do Ministério do Turismo)