Protesto contra reforma da Previdência fecha maior hidrelétrica da França

22 de janeiro de 2020 às 16h10

img
Crédito: REUTERS/Gonzalo Fuentes

Paris – Trabalhadores que protestam contra os planos do governo de reformar o sistema previdenciário da França fecharam a maior hidrelétrica do país nesta quarta-feira (22), informou uma unidade da Confederação Geral do Trabalho (CGT).

A paralisação ocorreu quando sindicatos de extrema-esquerda recorreram a ações violentas para protestar contra uma reforma que, segundo eles, forçaria as pessoas a permanecerem por mais tempo no mercado de trabalho.

O presidente francês, Emmanuel Macron, manteve sua posição durante semanas de greves e marchas nas ruas, alegando que as mudanças propostas tornarão a Previdência mais simples e igualitária.

A interrupção na instalação de Grand’Maison, nos Alpes, fez com que a França precisasse importar energia na manhã desta quarta-feira, enquanto uma onda de frio tomou conta do país.

Realizada por membros da central sindical CGT, a interrupção ocorreu apenas um dia depois que trabalhadores do mesmo sindicato cortarem a energia do maior mercado atacadista de alimentos frescos do mundo, o Rungis, nos arredores de Paris.

Macron quer otimizar o sistema previdenciário da França, em uma reforma que seria a maior do sistema desde a Segunda Guerra Mundial, e já fez algumas concessões, incluindo a idade para aposentadoria.

(Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail