Reguladores precisam acelerar definição de regras sobre moedas digitais

19 de fevereiro de 2020 às 18h00

img
Crédito: REUTERS/Florence Lo

Londres – Reguladores financeiros globais correm o risco de ficar para trás diante da rápida inovação no setor de pagamentos digitais e precisam trabalhar mais rapidamente para criar regras para criptomoedas ou ‘stablecoins’, disse o presidente do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), órgão fiscalizador financeiro global, nesta quarta-feira (19).

Os bancos centrais estão preocupados com a possibilidade de os planos do Facebook para lançar sua moeda digital Libra reduzirem o controle estatal sobre o dinheiro em todo o mundo.

“Os membros do FSB reconhecem a velocidade da inovação na área de pagamentos digitais, incluindo as chamadas ‘stablecoins'”, afirmou Randal Quarles, presidente do FSB, em carta aos ministros e bancos centrais do G20.

“Estamos decididos a acelerar o ritmo de desenvolvimento das respostas regulatórias e de supervisão necessárias a esses novos instrumentos”, ressaltou.

Quarles, que também é membro do conselho de diretores do Federal Reserve dos EUA, disse que um grupo de trabalho estava analisando políticas para lidar com os riscos e benefícios das ‘stablecoins’. Possíveis respostas regulatórias serão submetidas a uma consulta pública em abril, disse ele.

Ministros das Finanças do G20 registraram, no rascunho das conclusões de sua reunião em Riad no final de semana, que os riscos das ‘stablecoins’ globais precisam ser avaliados e tratados adequadamente antes de iniciarem a operação.

(Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail