Setor prevê maior fatia no comércio global

16 de janeiro de 2020 às 0h00

img
GERAL035 Plantação de café Crédito: Amanda Perobelli/Reuters

São Paulo – Exportadores brasileiros estão confiantes em aumentar sua já grande participação no comércio global de café em 2020, possivelmente superando um volume recorde exportado em 2019, em meio a uma esperada queda na produção de outros importantes países produtores.

As exportações de café verde do Brasil atingiram um recorde histórico de 36,6 milhões de sacas de 60 quilos em 2019, uma alta de 14,8% na comparação com o ano anterior, disse ontem o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, afirmou que a associação do setor espera uma exportação ligeiramente maior em 2020, apesar dos atuais baixos estoques no Brasil, que podem limitar embarques até junho, quando a nova safra começa a chegar aos armazéns.

“A safra 2020 vai ser boa, talvez não tão boa quanto em 2018, mas será positiva. Isso permitirá ao setor aumentar os volumes de exportações no segundo semestre do ano”, disse ele a jornalistas.

O Brasil terá em 2020 um ano de alta em seu ciclo bienal de produção, que alterna anos de maiores e menores safras devido às características das plantações de café arábica.
O País produziu um recorde de 61,6 milhões de sacas no último ano positivo do ciclo, em 2018. A produção caiu para 49,3 milhões de sacas em 2019, ano negativo, segundo o governo.

Operadores e analistas esperavam um novo recorde em 2020, mas alguns deles revisaram suas projeções devido a menores investimentos na manutenção das plantações e condições climáticas adversas em algumas regiões do Brasil.

Concorrência em dificuldade – Carvalhaes afirmou que outros países produtores, principalmente na América Central, terão dificuldades para aumentar a produção devido ao longo período de preços baixos que levou produtores a reduzirem investimentos na manutenção dos cafezais.

O Brasil aumentou sua participação no comércio global de café para 31,6% em 2019, de 29% anteriormente, segundo o Cecafé. A associação avalia que essa fatia pode crescer novamente em 2020.

As exportações do Brasil em dezembro, porém, recuaram 25,9% ante mesmo mês do ano anterior, para 2,69 milhões de sacas.

O Cecafé espera que os volumes mensais de vendas externas cresçam nos primeiros meses de 2020, após uma recuperação dos preços no mercado internacional. Mas eles podem cair novamente em fevereiro, porque, segundo a entidade, não há muito café disponível no País.

Os Estados Unidos foram o principal destino do café brasileiro no ano passado, com compras de 7,86 milhões de sacas, 24% acima do volume registrado em 2018. O país, maior consumidor global de café, responde por um quarto de todas as vendas do Brasil.
Outros importantes compradores são Alemanha, Itália e Japão. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail