Depois da descoberta do esquema de fraude bilionário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o assunto do momento é a preocupação de segurados em terem o seu dinheiro de volta. Esta semana, o INSS abriu para receber pedidos de reembolso dos segurados. Segundo a Agência Brasil, o número de pedidos de reembolso já passou de um milhão e 41 associações tiveram descontos contestados.
As associações que fizeram os descontos até até 15 dias úteis para darem uma resposta aos segurados.
Na terça (13), o INSS notificou mais de nove milhões de pessoas sobre descontos na folha de pagamento dos seus benefícios. Depois disso, essas pessoas precisam informar ao INSS se o desconto foi ou autorizado para ter direito ao ressarcimento. Até o momento, apenas 18 mil pessoas se manifestaram para dizer que autorizaram os descontos.
Você pode solicitar o seu reembolso no site ou no aplicativo do Meu INSS e na Central de Atendimento 135. O 135 funciona entre segunda e sábado, das 7h às 22h. É preciso informar o seu CPF e confirmar alguns dados na ligação.
R$ 292 milhões serão devolvidos a segurados do INSS
Os descontos irregulares feitos em abril, que foi quando a Polícia Federal desmantelou a fraude, serão devolvidos nos pagamentos de maio, feitos entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
“O depósito será feito diretamente na conta do benefício. Ou seja, na conta em que o beneficiário já recebe habitualmente o seu benefício. E não é necessário fornecer dados bancários, isso evita riscos e evita novas fraudes”, explicou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.