Na hora de comprar o tão sonhado primeiro carro, muita gente acaba priorizando o preço e indo pelo mais barato, mas isso nem sempre é uma boa ideia. Afinal, alguns modelos, principalmente se você for comprar um carro usado, vão te trazer muita dor de cabeça e prometem te obrigar a gastar muito mais do que você gostaria.
O site AutoPapo fez uma lista com alguns carros populares que você não deveria comprar, seja por consumirem muito combustível ou por já terem uma mecânica complicada, com qualquer probleminha virando uma enorme questão. Confira quais são esses dez carros a serem evitados.
1. Ford New Fiesta PowerShift
O câmbio Powershift é a fonte de muitas reclamações de donos desse tipo de carro, com relatos de perda de desempenho, barulhos, superaquecimento e até travamentos em casos mais extremos, ao ponto que até o Procon de São Paulo cobrou uma solução da montadora.
2. Effa M100
“Acabamento tosco, portas que pareciam desmontar, suspensão bobalhona, falta de estabilidade e pedais frágeis eram só alguns aspectos”, afirma o AutoPapo. Apesar de ter sido um dos primeiros modelos asiáticos a chegar no Brasil, esse carro está longe de ser um sucesso por aqui.
3. Chevrolet Agile Easytronic
A transmissão automatizada Easytronic deu tantos problemas que ganhou o apelido de “Easytranco”, com muitos clientes optando por converter a caixa em uma manual.
4. Chery Face
O veículo dessa marca chinesa virou quase sinônimo de carro ruim, com relatos de superaquecimento, estalos na direção e até fragilidade dos pedais.
5. Peugeot 307 Sedan AT
O modelo tem fama de beber muito combustível (péssima notícia considerando o preço da gasolina) e a suspensão também recebe muitas críticas por não ser capaz de aguentar o peso do modelo.
6. Fiat Marea Turbo
O motor desse carro exigia um óleo lubrificante mais caro e com trocas a cada 20 mil km na Europa e, sendo lançado no Brasil, ignorou as condições tanto de combustível quanto de estradas e clima do nosso país, resultando em muitos motores quebrados.
7. Lifan X60
O veículo chamou a atenção em 2013 por seu custo benefício, mas o motivo dele ser barato não demorou a aparecer, com reclamações envolvendo superaquecimento do motor, acabamento ruim, etc.
8. Renault Symbol
Falhas no acabamento fazem com esse carro tenha problemas constantes com infiltração de água. Além disso, os motores têm fama de superaquecer e muitos reclamam da durabilidade dos freios.
9. Citroën C5
A suspensão do veículo é um baita problema nas estradas cheias de buracos do Brasil e o preço de tentar consertar o sistema é bem salgado.
10. Geely EC7
Basicamente as mesmas reclamações de outros modelos chineses lançados na época: motor fraco e acabamento ruim.