Você provavelmente já entrou em algum site de streaming ou de uma emissora que o endereço de internet termina em “.tv”, não é mesmo? Mas não é nada simples garantir essas letrinhas no endereço do seu site. Para poder usar o “.tv”, precisa mandar uma graninha para o país de Tuvalu, um conjunto de ilhas e atóis na Oceania.
Com um território bem pequeno (e prestes a desaparecer do mapa), Tuvalu não tem muitas opções econômicas. Uma das alternativas encontradas pelo país da Oceania é vender domínios de sites na internet. Assim como o Brasil é dono do domínio “.br”, a pequena nação de Tuvalu é dona do domínio “.tv”. Como essas letrinhas são uma opção muito populares entre streamings e plataformas de vídeo (a Twitch TV, por exemplo), Tuvalu acaba lucrando bastante com isso.
Segundo a Superinteressante, dados de 2019 revelam que o país recebia cerca de US$ 5 milhões por ano pelo uso do domínio, o equivalente a quase 10% do PIB da pequena nação.
Atualmente, o governo de Tuvalu usa esse dinheiro para planejar ações contra os efeitos da crise climática. Com o derretimento das calotas polares, o nível dos oceanos vai subindo e muitas ilhas desse país vão se tornar inabitáveis em questão de décadas. Tuvalu até chegou a dizer que vai se tornar a primeira “nação digital” do planeta.
Outra ilha ganha dinheiro da mesma forma na internet
E esse nem é o único exemplo de país que faz isso. A Ilha Anguila, no Caribe, consegue um bom dinheiro vendendo o domínio “.ai” para empresas do setor de inteligência artificial.