O governo vai pagar R$ 253 milhões para cerca de 120 mil contribuintes que caíram na malha fina, mas que já regularizaram suas pendências e devem receber em breve a restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal liberou a consulta ao lote da malha fina nesta segunda-feira (24). Basta acessar o site oficial, clicar em “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a restituição”.
Dentro da lista de pessoas que irão receber a restituição, cerca de 75 mil contribuintes usaram a declaração pré-preenchida ou informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda. Desde 2023, informar a chave dá prioridade no recebimento.
De acordo com a Agência Brasil, completando a lista de prioridades temos os idosos, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério ou pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.
Quando vai ser paga a restituição do Imposto de Renda?
O pagamento é feito na conta ou na chave Pix informada na declaração na próxima segunda-feira (31). Se você não estiver na lista, precisa entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (o e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Em caso de alguma pendência, você envia uma declaração retificadora e espera os próximos lotes da malha fina.
Em caso da conta ou chave informada ter sido desativada, os valores ficão disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil. “Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco”, explica a Agência Brasil.
Depois de um ano, você ainda pode acessar o valor pelo portal e-CAC. Acesse “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.