Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

131 cidades estão em alerta máximo com possibilidade de chuva de gelo no Brasil

Por Pedro Silvini
04/11/2025
Em Geral
0
Chuva noturna

Chuva (Reprodução/Pixabay)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (4) um alerta de tempestade para 131 cidades do Paraná, incluindo Maringá, com risco de chuva de granizo, ventos fortes e descargas elétricas. O aviso, classificado na categoria amarela (perigo potencial), entrou em vigor às 10h de hoje e segue até o mesmo horário de quarta-feira (5).

Segundo o órgão, estão previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h e queda de granizo em pontos isolados. A orientação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas metálicas.

O Inmet também ampliou o alerta para outras regiões do país — desde o Paraná até o Amazonas, passando por estados do Sudeste e Centro-Oeste. Em áreas específicas do sul de Minas Gerais, centro-sul do Rio de Janeiro e interior de São Paulo, há risco de tempestades severas, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas.

La Niña intensifica chuvas e aumenta risco de temporais

De acordo com o Climatempo, o mês de novembro será marcado por chuvas acima da média em boa parte do território nacional. O fenômeno La Niña, atualmente ativo no oceano Pacífico, tem fortalecido as frentes frias que avançam pelo Sul e Sudeste, intensificando o volume de precipitação e elevando o risco de alagamentos, deslizamentos e enchentes.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que, apesar de uma leve redução nas instabilidades nesta terça, o tempo segue instável em praticamente todo o Estado, com pancadas isoladas e trovoadas localizadas, especialmente nas regiões centro, oeste e norte.

A partir de sexta-feira (7), uma área de baixa pressão vinda da Cordilheira dos Andes deve favorecer a formação de um novo ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul, com deslocamento em direção ao Atlântico. Modelos do MetSul e do Meteored indicam que o sistema poderá trazer acumulados próximos a 100 mm e ventos intensos, afetando também Santa Catarina e o Paraná.

Em Curitiba, o vento deve ganhar força com rajadas entre 50 e 60 km/h entre sexta (7) e sábado (8). No domingo (9), a chuva perde intensidade, mas as temperaturas despencam — a máxima não deve ultrapassar 18 °C, e a mínima pode chegar a 12 °C, com sensação térmica ainda menor devido à umidade e à nebulosidade.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
leonardo dicaprio anitta

Leonardo DiCaprio e Anitta juntos: ator surpreende todo mundo e vem ao Brasil

Confira!

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Evento que acontece em 10 de novembro no Brasil pode ser o principal tema do Enem

04/11/2025
Foto: Agência Brasília

Novos motoristas precisarão de apenas uma aula para tirar a CNH

04/11/2025
Imagem de Csaba Nagy por Pixabay

Cientistas pedem que nos preparemos para o que está por vir nesta quarta-feira (05/11)

04/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix