Mesmo com o fim de 2025, o mau tempo continua castigando o estado de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para tempestades em todo o território paulista, válido até as 23h59 desta sexta-feira (2). A previsão indica chuvas fortes, ventos intensos e acumulados elevados, cenário que deve se estender pelos primeiros dias de janeiro e aumentar o risco de transtornos à população.
Nos últimos dias, as tempestades já provocaram impactos em diferentes regiões. Em Campinas, no interior paulista, foram registradas dez quedas de árvores, além de pontos de alagamento nos bairros Jardim Baroneza e Jardim Madalena. De acordo com a Defesa Civil estadual, duas residências foram atingidas, mas não houve necessidade de retirada de moradores.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, o início de janeiro será marcado por alterações significativas nas condições meteorológicas. A passagem de frentes frias pela costa do estado deve intensificar a instabilidade, favorecendo a ocorrência de chuva forte e temporais em diversas regiões, além de contribuir para a redução gradual das temperaturas e o enfraquecimento do calor intenso.
Nesta sexta-feira (2), uma nova frente fria avança pela costa paulista, deixando o tempo mais nublado e com chuva a qualquer hora do dia, especialmente no litoral e na faixa leste do estado.
“As precipitações podem ser moderadas a fortes, com possibilidade de acumulados significativos, aumentando o risco para transtornos, como alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvores e interrupções viárias”, informou o governo do estado.
Regiões com maior risco de acumulados elevados
Os volumes de chuva previstos entre esta quinta-feira e domingo (4) devem ser expressivos. As áreas com acumulados muito altos incluem o Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista e Litoral Norte.
Também há previsão de chuva intensa na Região Metropolitana de São Paulo, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. Já regiões como Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Itapeva, Marília, Presidente Prudente e Araçatuba devem registrar índices médios.
Diante do cenário, o governo paulista ativou o Gabinete de Crise, reunindo órgãos responsáveis por prevenção e resposta a emergências.
“Ao longo de toda a semana, os órgãos responsáveis pela resposta às emergências reúnem-se na sede da Defesa Civil mobilizando e integrando suas estruturas para otimizar o atendimento às ocorrências e diminuir o tempo de resposta”, informou o governo estadual.
Orientações à população
A Defesa Civil orienta que motoristas redobrem a atenção, especialmente durante viagens no período de Ano Novo. A recomendação é evitar áreas alagadas, reduzir a velocidade em pistas molhadas e procurar local seguro em caso de baixa visibilidade.
Para quem estiver no litoral, a orientação é não permanecer na faixa de areia durante temporais, evitar entrar no mar em condições adversas e buscar abrigo seguro. Em caso de raios, é essencial sair da água imediatamente e se afastar de áreas abertas.
Já em chácaras, sítios ou áreas com piscina, o alerta é para suspender atividades ao ar livre, sair da água diante da aproximação de tempestades e evitar proximidade com árvores, postes ou estruturas metálicas.




