Nos últimos dias de janeiro, diversas regiões do Brasil foram atingidas por fortes chuvas, que causaram alguns estragos e até mortes por causa do excesso de água nas cidades. De acordo com as previsões, um novo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve ocorrer entre os primeiros dias de fevereiro, acendendo um sinal de alerta nas regiões sudestes, devido ao volume de precipitação em áreas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
De acordo com informações da Climatempo, a Região Sudeste poderá registrar entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro entre 200 e 300 milímetros de chuva — valor que era esperado para todo o mês de fevereiro. Segundo o portal meteorológico, a atenção é para áreas do Triângulo Mineiro e a região de Ribeirão Preto (SP) e de São Carlos (SP), que poderão ser as mais afetadas. Outras áreas de São Paulo e Minas Gerais devem registrar de 100 a 200 milímetros de água.
O que é Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)?
Esse fenômeno meteorológico intensifica o índice pluviométrico em partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do território nacional. Ele é caracterizado por uma faixa de nebulosidade que se estende desde o sul da Amazônia até a região central do Atlântico Sul. Os meteorologistas conseguem prever sua formação através de imagens de satélite.
As causas para ocorrer a ZCAS é devido a presença de uma frente fria semi-estacionária na costa do Sudeste, que pode se encontrar com outros sistemas atmosféricos, causando uma organização das nuvens e a intensificação das chuvas. Como a ZCAS fica no canal de umidade, ela concentra vapor d’água em uma determinada região e aliada à instabilidade atmosférica gerada pela interação dos diversos sistemas meteorológicos, faz com que ocorra chuvas intensas e prolongadas.