De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana vai ser marcada por fortes chuvas, com risco até de tempestades, em várias regiões do Brasil. No Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, as chuvas expressivas foram causadas por uma combinação de fatores, como frentes frias, umidade elevada e áreas de instabilidade.
O Nordeste começou a semana com o tempo mais seco em praticamente toda a região, mas já deve registrar uma mudança a partir desta quarta-feira (19), segundo o Canal Rural. A única exceção é o estado da Bahia, onde deve chover de forma recorrente no sul e no oeste a partir de hoje.
Chuvas mais expressivas serão no Norte
Entre as regiões com previsões de chuva, o Norte concentra as maiores áreas de instabilidade, com as chuvas podendo ultrapassar o volume de 200 milímetros, principalmente nos estados do Amazonas e do Pará. A umidade do ar segue alta na maior parte da região, mas no Amapá e no norte do Pará os índices podem cair para 30%, considerado uma situação de alerta para a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Ps: já escrevemos sobre alguns truques que você adotar em casa para contornar a baixa umidade do ar, confira aqui.
No Centro-Oeste, a semana começou com chuvas volumosas. Em Goiás e no Mato Grosso, elas serão mais regulares ao longo da semana, com alguns pontos de chuva forte. O Distrito Federal deve ter pancadas rápidas.
No Sudeste, a passagem de uma frente fria em todos os estados da região, com Minas Gerias e o Rio de Janeiro concentrando os acumulados mais expressivos. Por fim, na região Sul, a chuva ficou mais concentrada na segunda (17) e na terça (18). A partir desta quarta (19), devem ter apenas chuvas pontuais e fracas no litoral dos estados do Paraná e Santa Catarina.




