O assunto da semana foram os casos de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, com uma morte confirmada e mais sete óbitos em investigação, cinco em São Paulo e dois no estado do Pernambuco. Com a repercussão desses casos, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) divulgou algumas orientações para o consumidor tentar identificar se a sua bebida foi adulterada.
“Estamos diante de uma questão de saúde pública e de preservação da imagem do setor de alimentação fora do lar. Bebidas adulteradas podem provocar intoxicações graves e até mortes”, declarou o presidente da Associação, Gabriel Pinheiro, segundo a CNN Brasil.
1. Compre apenas de fornecedores confiáveis
Priorize distribuidores legalizados e reconhecidos, com um sistema de distribuição próprio em que você tenha confiança.
2. Garanta o descarte seguro das embalagens das bebidas
As garrafas vazias devem ser quebradas e inutilizadas, para que não possam ser aproveitadas por falsificadores.
3. Desconfie de preços muito abaixo do mercado
Já ouviu aquele ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Se o preço ou a promoção está boa demais para ser verdade, é porque provavelmente não é!
4. Exija nota fiscal
Solicite um comprovante na hora de comprar a sua bebida, para garantir que ela tenha sido efetivamente comercializada e distribuída por fornecedores confiáveis.
Sintomas de intoxicação por metanol
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas podem aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão da bebida adulterada. Os principais sintomas, que se assemelham muito aos de uma ressaca comum, são:
- Dor abdominal;
- Visão adulterada;
- Confusão mental;
- Náusea.
Em caso de suspeita, procure a unidade médica de emergência mais próxima de você.