Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

4,4 milhões de pessoas sem luz em São Paulo: Enel emite comunicado urgente

Por Pedro Silvini
15/01/2026
Em Geral
0
ENEL

(Reprodução/Bloomberg)

A Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo, informou que 4,4 milhões de clientes ficaram sem luz durante o apagão registrado nos dias 10 e 11 de dezembro, após a passagem de um ciclone extratropical pelo estado. O número, comunicado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é o dobro do que havia sido divulgado inicialmente pela própria empresa.

Até então, a Enel afirmava que cerca de 2,2 milhões de consumidores haviam sido afetados pelo apagão. Em novo esclarecimento, a empresa explicou que esse total se referia ao pico de clientes desligados simultaneamente, e não ao número acumulado de pessoas impactadas ao longo do dia.

Em comunicado enviado à Aneel, a concessionária afirmou:

“Foram 12 horas seguidas de fortes ventos e, na medida em que a empresa reconectava clientes desligados, outros eram impactados sucessivamente com a força do vendaval. O número acumulado de clientes desligados ao longo do dia 10 foi significativamente maior, apurado em análise posterior ao evento climático.”

Segundo a empresa, os dados foram auditados internamente e encaminhados ao órgão regulador no dia 19 de dezembro.

Ciclone extratropical e destruição

O ciclone que atingiu São Paulo provocou ventos de até 98 km/h em áreas da capital e da região metropolitana. A força do fenômeno derrubou mais de 330 árvores, muitas delas sobre a rede elétrica, o que interrompeu o fornecimento de energia em diversos bairros.

Em algumas regiões, moradores ficaram dias sem luz, agravando problemas no abastecimento de água, no funcionamento de comércios e em serviços essenciais.

Crise e pressão política

A sucessão de apagões reacendeu a crise envolvendo a atuação da Enel em São Paulo. Diante da gravidade dos eventos, o governo do Estado e a Prefeitura da capital solicitaram o rompimento do contrato de concessão da empresa.

O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes anunciaram, ainda em dezembro, que levariam à Aneel um pedido de caducidade do contrato firmado com a concessionária, com apoio do Ministério de Minas e Energia.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
avião

Gol inicia a promoção mais esperada do ano com passagens aéreas quase de graça

Confira!

Imposto de Renda IR

Veja quanto cada aposentado terá que pagar de Imposto de Renda em 2026, de acordo com cada faixa salarial

15/01/2026
BBB

Participante do BBB 26 chegou a acumular R$ 56 milhões, mas hoje está atolado em dívidas e processos

15/01/2026
Imagem de vlada11 por Pixabay

Município em São Paulo criou uma lei que multa moradores que tiverem formigueiro no quintal

15/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix