Merecidamente, carros japoneses construíram uma reputação de serem veículos confiáveis, bons de dirigir e, ainda assim, acessíveis. Marcas como Honda, Toyota e Nissan são bastante populares, inclusive aqui no Brasil. Mas é claro que toda regra tem sua exceção. Nesse caso, algumas…
Afinal, nem sempre as marcas acertam. Ao longo dos anos, montadoras do país já lançaram modelos que receberam muitas críticas e que não são boas opções para quem está pensando em comprar o seu carrinho japonês.
1. Mazda RX-8
O site MazdaProblems colocou a primeira geração do Mazda RX-8 como o 11º (de 19 modelos avaliados) da Mazda quando o critério é confiabilidade. Segundo o Yahoo! Autos, o site reúne reclamações sobre consumo excessivo de combustíveis, problemas no motor, entre outras questões.
2. Mitsubishi Eclipse
Os modelos feitos entre 1999 e 2003 e em 2007 foram muito criticados por consumidores, com reclamações envolvendo as rodas, os aros e os pneus, que se desgastam muito rapidamente, o interior com peças que quebram facilmente e, por fim, problemas com a transmissão automática, o trem de força e a direção.
3. Honda CRX Del Sol
A Honda é uma marca japonesa considerada muito confiável, mas ela não acertou sempre. O Honda CRX Del Sol tinha problemas no teto, na cabine e nos discos do freio dianteiro, obviamente não sendo uma boa opção de compra.
4. Toyota Paseo
Fabricado entre 1991 e 1997, esse modelo subcompacto é bem esquecido, tendo inclusive sendo descontinuado pela Toyota. Mas, diferente dos outros modelos da lista, esse não apresentava tantos problemas mecânicos, simplesmente não caiu no gosto do povo.
5. Suzuki Samurai e Suzuki X-90
Esses modelos dos anos 90 eram propensos a capotar durante manobras bruscas, tendo ganhado um selo de segurança “não aceitável” pela Consumer Reports, segundo o SlashGear.




