Nesta segunda-feira (17), a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o estado. A partir desta terça (18), a influência de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera pode causar chuvas persistentes e temporais isolados, incluindo o risco de enchentes. A capital Florianópolis é uma das cidades incluídas nesse alerta.

Lançada na semana passada, a plataforma NaturezaOn aponta que a capital catarinense tem risco alto para inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos. A plataforma, lançada durante a COP30, mapeia bairros, cidades e estados brasileiros em áreas de “vulnerabilidade climática”, propondo alternativas para minimizar esses impactos.
A plataforma aponta seis bairros de Florianópolis com altos riscos de enchentes:
- Jurerê;
- Pântano do Sul;
- Ribeirão da Ilha;
- Sambaqui;
- Tapera;
- Saco Grande.
A NaturezaOn também propõe estratégias e soluções que podem ajudar a prevenir desastres naturais. Na capital catarinense, a plataforma propõe a criação de lagoas pluviais e bacias de retenção e restauração de encostas. O NSC Total explica que essas lagoas são estruturas que recebem a água das chuvas e libera ela lentamente, reduzindo o risco de enchentes.
Confira as recomendações da Defesa Civil em caso de temporais:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.




