Desde 2024, o debate sobre o fim da escala 6×1 se intensificou, chegando ao Congresso Nacional para ser discutido se será colocada em prática ou não. Através da PEC (Proposta de Emenda à Constituição), a proposta é proibir essa escala de jornada de trabalho e até o momento, cerca 171 assinaturas foram registradas, permitindo que tramitação chegue na Câmara dos Deputados.
De acordo com o texto, a proposta é reduzir a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, mantendo o limite de 8 horas diárias. Na prática, isso permitiria a adoção de uma semana de trabalho de quatro dias (modelo 4×3), com três dias de descanso, sem redução salarial. Apesar de ser algo que vem sendo bastante discutido, existem outros países que já adotaram essa medida.
Saiba quais paíse permitem a escala 4×3
- Emirados Árabes Unidos
- Bélgica
- Islândia
- Escócia
- Inglaterra
- Nova Zelândia
Mais informações sobre a PEC pelo fim da escala 6×1
Quem está liderando o debate no Congresso é a deputada federal Erika Hilton (PSOL), anteriormente o movimento VAT (Vida Além do Trabalho) teria apresentado a proposta que ela está encabeçando neste momento. Parlamentares de partidos de esquerda, como PSOL, PT e PCdoB, defendem a redução da jornada como forma de melhorar a qualidade de vida e gerar mais empregos.
Diante da força do assunto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou a favor do debate sobre a redução da jornada de trabalho, destacando a importância de equilibrar a vida profissional e o bem-estar dos trabalhadores.