De acordo com as projeções divulgadas pela NASA, o meteorito 2024 YR4 está chamando a atenção dos astrônomos e cientistas sobre os riscos dele se chocar com a Terra e atingir alguns países. A descoberta ocorreu no dia 27 de dezembro de 2024 e, de acordo com as análises preliminares, existia 2,3% de chance de impacto com o nosso planeta em 2032, por causa da distância que o asteroide passará.
Através desses dados, foi possível prever quais lugares poderiam sofrer o impacto, como dito por David Rankin, engenheiro do Projeto Catalina Sky Survey da NASA, que revelou sua hipótese conhecida como “corredor da morte”. Essa seria a faixa que atravessa o globo, identificada como a provável rota de colisão.
Mais informações sobre o meteoro que pode atingir a Terra
Segundo os dados revelados por Rankin, seus cálculos mostram que o asteroide pode atingir o extremo norte da América do Sul, o sul da Ásia, o Mar Arábico, norte da África e o Oceano Pacífico. Com um diâmetro estimado entre 40 e 100 metros, astrônomos e astrofísicos têm monitorado o asteroide de perto desde sua descoberta, estudando quais serão os riscos no futuro.
Alguns dos países potencialmente afetados incluem Índia, Venezuela, Paquistão, Equador, Bangladesh, Etiópia, Colômbia, Sudão e Nigéria. No entanto, é importante ressaltar que essa é apenas uma hipótese e a colisão ainda não é certa.
Conforme a NASA analisa que o meteoro está se aproximando da Terra, é possível colocar em prática as estratégias defensivas, como a detonação nuclear para desviar ou fragmentar o asteroide, assim como a utilização de lasers solares para alterar sua trajetória.