Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

958 mil beneficiários não vão mais receber o Bolsa Família em agosto

Por Pedro Silvini
13/08/2025
Em Geral
0
Bolsa Familia

Quase 1 milhão de famílias não receberão o Bolsa Família a partir de agosto. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), 958 mil domicílios deixaram o programa em julho após aumento de renda.

A maior parte, 536 mil famílias, atingiu o prazo máximo de 24 meses da chamada Regra de Proteção — que permite a permanência no programa recebendo 50% do benefício mesmo após superar a renda mínima de R$ 218 por pessoa. Já outros 385 mil lares ultrapassaram o limite de meio salário mínimo por pessoa (R$ 759) e foram desligados diretamente.

Retorno garantido

Quem deixa o Bolsa Família pode voltar a receber o benefício com prioridade por meio da regra do Retorno Garantido, caso retorne à situação de pobreza. Segundo o ministro Wellington Dias, muitos beneficiários saíram do programa por conseguir empregos estáveis ou expandir pequenos negócios. “Estamos falando de quase 24 milhões de brasileiros superando a pobreza desde 2023”, afirmou.

Cadastro mais eficiente

A atualização do Cadastro Único, em março, tornou o cruzamento de informações com bases como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) mais rápido e preciso. Agora, dados de renda são atualizados automaticamente, facilitando a identificação de famílias que já não se enquadram nos critérios. Desde 2023, cerca de 8,6 milhões de famílias deixaram o programa.

Condicionalidades e combate ao preconceito

O ministro lamentou o preconceito contra beneficiários, reforçando que o programa exige contrapartidas, como manter crianças na escola, participar de cursos de qualificação e buscar autonomia financeira. “Muitos estão saindo para a classe média, que cresce com a ascensão de parte do público do Bolsa Família”, disse.

Com as mudanças, o número de famílias atendidas caiu para 19,6 milhões em julho, o menor desde o retorno do nome Bolsa Família em março de 2023, após ter atingido 21,4 milhões em setembro do mesmo ano.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
filme

Filme mais esperado pelas crianças em 2025 já tem data de lançamento

Confira!

comer café da manhã

Comer logo após acordar pode estender a sua vida

01/10/2025
Imagem ilustrativa: freepik

Novo chuveiro supera o box de vidro e é muito mais fácil de limpar

01/10/2025
imposto de renda

Nova lei garante isenção do Imposto de Renda para classe de trabalhadores

01/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix