Neste mês, os beneficiários do Bolsa Família terão o acréscimo do Auxílio Gás, como forma de auxílio para as famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade possam ter acesso ao botijão de gás, diminuindo o impacto do preço no orçamento doméstico. Esse benefício funciona de forma integrada ao Bolsa Família, e muitas famílias que já são contempladas com o programa social estão cadastradas automaticamente para o Auxílio Gás.
Diferente do Bolsa Família, o Auxílio Gás é pago a cada dois meses, seguindo o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família. As datas são definidas de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Sobre o valor pago, o Governo Federal repassa o preço em 100% da média nacional do preço do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13kg, calculada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por isso, o valor pode variar, mas para ter uma noção, em abril deste ano, o preço estava em R$ 108.
Saiba como será feito o pagamento do Auxílio Gás em junho
O benefício é pago na mesma conta em que o Bolsa Família é depositado e o beneficiário pode ter acesso ao auxílio pela conta Poupança Social Digital, conta Poupança CAIXA Fácil ou plataforma social. Se a família não tiver uma dessas contas, uma poupança social digital é aberta automaticamente, quando possível.
Lembrando que todos os recursos disponibilizados pelo governo podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem ou sacados em terminais de autoatendimento da CAIXA, correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas, mediante apresentação de documento de identificação e o cartão social.
Datas dos pagamentos, conforme o final do NIS
- Final 1 – 16 de junho
- Final 2 – 17 de junho
- Final 3 – 18 de junho
- Final 4 – 19 de junho
- Final 5 – 20 de junho
- Final 6 – 23 de junho
- Final 7 – 24 de junho
- Final 8 – 25 de junho
- Final 9 – 26 de junho
- Final 0 – 30 de junho