O aplicativo Meu INSS foi o principal canal divulgado pelo governo para que idosos pudessem solicitar a devolução do dinheiro desviado no esquema de fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Depois de muitas reclamações de idosos que estavam com dificuldade de acessar o sistema digital, o governo começou atendimentos presenciais a respeito dessa questão em agências dos Correios.
Segundo a Agência Brasil, em duas semanas de atendimento, mais de 448 mil aposentados e pensionistas foram aos correios para contestar descontos feitos em suas folhas de pagamento. Essa opção está disponível desde o dia 30 de maio.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, destaca que são mais de 10% dos requerimentos feitos presencialmente nos correios. De acordo com Waller, esse tipo de atendimento presencial e humanizado faz a pessoa se sentir mais segura.
Para ser atendido, você precisa apenas do seu documento oficial com foto. Idosos que não puderem comparecer, podem mandar um representante, mas ele precisa ter uma procuração autenticada em mãos.
Quais as outras formas de solicitar a devolução do dinheiro do INSS?
Você também pode fazer a solicitação por meio do site ou do aplicativo Meu INSS ou na Central de Teleatendimento 135 (funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h).
Segundo a Agência Brasil, até o momento mais de 3,1 milhões de aposentados já contestaram benefícios feitos em suas folhas de pagamentos. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União estimam que 4,1 milhões de pessoas tenham sido lesadas pelo esquema.
Quando o INSS começa a devolver o dinheiro dos idosos?
Os valores desviados começam a voltar para o bolso dos aposentados em julho.