O ChatGPT conta com várias funcionalidades interessantes para usar no trabalho, nos estudos ou até por entretenimento. A chave de conseguir exatamente o que você quer da ferramenta de inteligência artificial é escrever um bom prompt (ou seja, um bom comando). E uma matéria da Exame traz uma dica interessante para conseguir respostas melhores do Chat: não usar um ponto final.
Um ponto final – como o próprio nome já indica – significa que uma frase foi encerrada. Quando você usa a pontuação em um prompt para o ChatGPT, a IA pode acabar interpretando que a sua solicitação está “fechada”, sem margem para mais interpretações ou variações. De acordo com a Exame, terminar o prompt sem um ponto final leva a IA a manter a conversa em aberto, gerando um “diálogo” mais fluido e com mais possibilidades.
Claro que às vezes você pode querer uma resposta mais simples e direta. Quando você quiser corrigir a gramática de uma frase, por exemplo, o ponto final não deve te atrapalhar. Mas se você estiver em busca de criatividade e inovação, deixa a frase sem esse final de pontuação pode te ajudar. A Exame lista alguns exemplos de quando evitar o ponto final ao falar com o Chat:
- Ao pedir ideias criativas;
- Ao solicitar roteiros, textos ou estratégias;
- Ao fazer perguntas abertas ou subjetivas;
- Quando busca estilo mais informal ou envolvente.
Uso de pontuação no prompt pode te ajudar com o ChatGPT
Segundo a Exame, além do ponto final, outras sinais de pontuação usados no comando podem te ajudar a conseguir uma resposta mais eficiente da IA. Pontos de interrogação vão te render respostas mais explicativas, dois pontos ajudam a criar listas com estruturas e clareza.