Com as temperaturas caindo, chegou aquela época do ano em que aumenta consideravelmente a circulação de vários vírus respiratórios. E um deles é uma nova variante do SARS-CoV-2, o vírus da Covid-19, que ganhou o nome de “Nimbus”, ou NB.1.8.1. O nome é uma referência às nuvens de tempestade, as cumulonimbus.
Essa variante do vírus da Covid causa um dor de garganta que os médicos descrevem como se uma “lâmina de barbear” estivesse no local. Nos Estados Unidos, Reino Unido e China, pacientes contaram que sentiam como se tivessem lâminas ou cacos de vidro na garganta. Na Índia, pacientes também se queixavam de rouquidão.
A variante Nimbus está na lista de cepas “em monitoramento” pela Organização Mundial da Saúde, mas seu risco para a saúde pública global tem sido classificado como baixo. Mesmo assim, de acordo com a VEJA, os países onde essa variante se espalhou registraram um aumento de casos e hospitalizações. Porém, a OMS afirma que ainda não existem evidências de que a Nimbus leve a episódios mais graves do que outras variantes do vírus em circulação.
Melhor forma de se prevenir de vários vírus respiratórios é…
A melhor forma se evitar essas doenças provocadas por vírus respiratórios continua sendo a vacinação. No Brasil, ela é ofertada gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria da Saúde do Paraná fez uma lista com mais dicas para evitar a contaminação por vírus respiratórios, que aumenta consideravelmente no período de frio:
- Higienizar as mãos com frequência;
- Usar lenços descartáveis;
- Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Cultivar hábitos saudáveis.