No último domingo (15), vários clientes da Caixa Econômica Federal se queixaram de um problema envolvendo o pagamento via Pix. Ao tentarem fazer o Pix, os clientes nunca conseguiam ter a operação concluída e a pessoa para quem eles pagavam não recebia o dinheiro, mas, mesmo assim, o valor era debitado da conta.
Ou seja: o dinheiro saiu da conta de quem pagou, mas não chegou na de quem recebeu. Segundo a Folha de São Paulo, em alguns casos, transações feitas há mais de 24 horas (e debitadas da conta) continuavam sem ser concluídas.
O Downdetector, que monitora falhas em aplicativos, registrou um pico de mais de 600 reclamações sobre o app da Caixa na tarde do domingo (15). Na segunda (16), ele registrou mais de 200 queixas. Confira alguns relatos de internautas:
Alguns clientes relataram que chegaram a entrar em contato com a Caixa por telefone ou até indo pessoalmente a uma agência, mas apenas foram informados de que uma instabilidade causou o problema e seria resolvida em breve. Eles também foram orientados a não tentar repetir a transação até que a situação fosse normalizada.
O que a Caixa falou?
Em comunicado público, o banco confirmou que houve instabilidade nos seus aplicativos, mas afirmou que os serviços já foram restabelecidos e estão operando normalmente. “Eventuais pendências de transações serão regularizadas”, promete a instituição. A empresa não divulgou quantos clientes foram prejudicados pelo problema no aplicativo Caixa Tem.
Mesmo depois do app ser regularizado, muitos clientes ainda se queixaram nas redes sociais de não terem recebido o dinheiro do Pix de volta.