Quatro das inteligências artificiais mais avançadas do mercado — ChatGPT, DeepSeek, Gemini e Grok — apontam que, em um cenário de Terceira Guerra Mundial, apenas um país teria condições reais de “sobreviver com poder geopolítico”.
De acordo com uma análise publicada pelo site El Cronista, que projeta o cenário geopolítico para junho de 2025, são consideradas variáveis militares, econômicas, tecnológicas e estratégicas. Embora todas as IAs concordem que nenhuma guerra dessa magnitude tem vencedores reais, os Estados Unidos surgem como a única nação capaz de manter uma estrutura funcional após o conflito.
Para as IAs, o conceito de “vencedor” não está relacionado à conquista militar, mas à resiliência, capacidade de recuperação e liderança global no período pós-guerra. Em todos os modelos analisados, os EUA são indicados como o país mais preparado, com base em vários fatores, como:
- Poder militar abrangente: domínio em áreas convencionais, nucleares e cibernéticas;
- Rede de aliados global: influência reforçada por parcerias como OTAN, Japão, Coreia do Sul e Israel;
- Autonomia estratégica: autossuficiência em energia, alimentos e tecnologia;
- Localização geográfica vantajosa: isolado de zonas de conflito por dois oceanos;
- Capacidade de reconversão industrial: estrutura econômica capaz de sustentar uma guerra prolongada.
O relatório sugere que, embora os impactos humanos e materiais fossem devastadores, os Estados Unidos seriam os únicos com chances reais de se manter como um ator estatal ativo e funcional após o conflito.
Como ficariam outras potências?
Outras potências, como China, Rússia, Índia e países europeus, também foram analisadas, mas apresentam limitações. A China, apesar de sua força industrial, está cercada por potenciais adversários.
A Rússia possui um grande arsenal nuclear, mas enfrenta isolamento e fragilidade econômica. A Europa, sem o apoio dos EUA, perderia sua autonomia militar, enquanto a Índia e os países do Oriente Médio, apesar de sua força regional, não teriam a capacidade de atuar globalmente.