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Novo esquema fraudulento atinge cliente da Vivo

Por Pedro Silvini
29/06/2025
Em Geral
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sede vivo

(Reprodução/Vivo)

Um caso alarmante registrado em Piracicaba (SP) colocou em xeque a segurança dos dados pessoais fornecidos por clientes em lojas de operadoras de telefonia. Uma senhora de 76 anos descobriu que teve suas informações utilizadas de forma criminosa por uma funcionária da loja da Vivo, localizada na rua Governador Pedro de Toledo, no centro da cidade.

Segundo relato da vítima, tudo começou quando tentou efetuar uma nova compra em outra loja e foi informada de uma pendência vinculada ao seu CPF. Surpresa, descobriu que havia uma compra no valor de R$ 5.185,31 — referente a uma televisão — feita em seu nome, sem seu conhecimento ou consentimento.

A idosa, então, se lembrou de que, poucos dias antes, havia adquirido um celular na loja da Vivo e fornecido todos os dados pessoais, incluindo uma foto para cadastro. Desconfiada, voltou ao local para esclarecer a situação. Ao confrontar a funcionária que a atendeu anteriormente, a mulher acabou confessando o crime, afirmando ter feito a compra e prometendo pagar a dívida.

Indignada, a vítima registrou boletim de ocorrência por estelionato, e a Polícia Civil já está investigando o caso. O episódio gerou grande repercussão entre consumidores da cidade, levantando preocupações com a proteção de dados em atendimentos presenciais.

Clientes em alerta

O caso trouxe um sinal de alerta entre usuários da operadora Vivo e de outras companhias telefônicas, especialmente idosos, que muitas vezes confiam plenamente nos atendentes. Com a repercussão, diversos consumidores têm procurado saber se seus dados também foram utilizados de forma indevida.

Até o momento, a Vivo ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. No entanto, é necessário redobrar a atenção ao fornecer informações pessoais em lojas físicas e de exigir comprovantes de qualquer movimentação que envolva dados sensíveis, como CPF, biometria e fotografias.

A recomendação das autoridades é que qualquer pessoa que identifique movimentações suspeitas em seu CPF procure imediatamente os canais de defesa do consumidor e registre ocorrência policial, para evitar prejuízos e responsabilizar os autores.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

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