A maioria das pessoas tem uma posição queridinha para dormir, seja de costas, de lado ou de bruços. E a escolha da posição pode, sim, afetar a sua qualidade do sono e até a sua saúde. Segundo matéria da Superinteressante, a posição em que você dorme pode influenciar o funcionamento do seu coração, sua digestão e a sua coluna, etc.
Pesquisas recentes tentam compreender como essas posições afetam as pessoas a curto e a longo prazo, mas ainda não existe uma resposta tão direta sobre a “posição ideal”. Mas existem recomendações de especialistas baseadas em particularidades de cada dorminhoco.
As vantagens de dormir de lado
Uma pesquisa chinesa afirma que, quem dorme de lado costuma ser um sono de melhor qualidade. Para quem sofre com azia, dormir do lado esquerdo ajuda a controlar o refluxo. E essa posição é a queridinha da maior parte das pessoas. Um estudo dinamarquês revelou que os participantes passavam, em média, metade da noite dormindo dessa forma.
Outra pesquisa a favor da posição “dormir de lado”: um estudo feito com soldadores em navios cargueiros na Nigéria descobriu que quem dormiu desse lado tinha menos risco de ter dor nas costas do que os que dormiam de “barriga para cima”.
Mais uma vantagem de dormir de lado: ajudar a evitar a apneia do sono, já que dormir de lado ajuda a liberar vias aéreas superiores.
Vantagens de dormir de costas
Um estudo feito com idosos de Portugal demonstrou que dormir de costas por quatro semanas ajudou 90% dos participantes, que sofriam com dor de pescoço, a aliviar o desconforto.




