Boa notícia para os vegetarianos que já estão cansados de substituir a carne pela soja. Tem uma nova opção de carne vegana no pedaço, dessa vez feita a partir de farinha de girassol. Os responsáveis pela novidade foram pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e do Instituto Fraunhofer IVV, na Alemanha. Segundo a Revista Galileu, o ingrediente é obtido depois do óleo das sementes ser extraído.
Depois, os pesquisadores elaboraram duas formulações da mistura alternativa à carne. Na primeira, eles usaram farinha dos grãos torrados e, na segunda, foi usada proteína texturizada de girassol. Nas duas formulações, os pesquisadores adicionaram tomate em pó, especiarias e uma mistura de fontes de gordura.
Os resultados das análises mostraram que a versão com proteína texturizada teve um resultado melhor, com teores mais altos de proteínas, minerais e gorduras benéficas para a saúde.
Por que farinha de girassol?
Segundo os autores do trabalho, a ideia de usar o farelo do girassol para criar a alternativa à carne veio do fato da planta ser muito usada na Europa e do seu cultivo estar aumentando aqui no Brasil. Além disso, é um ingrediente não geneticamente modificado e uma fonte muito promissora de proteínas.
De acordo com a Galileu, Maria Teresa Bertoldo Pacheco, pesquisadora do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA-Ital), também apontou que, depois de ser processada, a farinha conta um aroma e um sabor bem neutros, principalmente em comparação com outras proteínas vegetais do mercado. Para Pacheco, o estudo forneceu muitas referências positivas para o melhor aproveitamento dos alimentos, além da valorização da farinha.