Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Conheça as únicas 11 pessoas que nasceram na Antártida até hoje

Por Pedro Silvini
30/06/2025
Em Geral
0
Descoberta Antártida

(Reprodução/IStock)

Você sabia que 11 pessoas nasceram na Antártida? Pode parecer improvável, mas esses nascimentos foram cuidadosamente planejados por Chile e Argentina entre as décadas de 1970 e 1980. Mais do que coincidência, essas gestações e partos em um dos lugares mais inóspitos da Terra foram estratégias políticas de ocupação territorial.

No auge da corrida por territórios não habitados — muito semelhante à corrida espacial entre EUA e URSS — os governos de Argentina e Chile decidiram disputar o direito sobre partes da Antártida de maneira inusitada: enviando casais, especialmente mulheres grávidas, para dar à luz em solo (ou gelo) antártico.

O primeiro bebê do continente gelado foi o argentino Emilio Marcos Palma, nascido em 7 de janeiro de 1978, filho de um oficial militar argentino. O nascimento foi uma manobra clara para fortalecer a reivindicação do país sobre uma fatia da Antártida.

Poucos anos depois, em 1984, Chile respondeu à provocação de forma ainda mais ousada: enviou um casal para conceber e dar à luz na região. O bebê Juan Pablo Camacho Martino nasceu em 21 de novembro daquele ano, tornando-se o primeiro ser humano concebido e nascido na Antártida.

(Reprodução/IStock)

Uma “guerra de berçários” no gelo

A partir daí, os nascimentos se tornaram quase uma “competição silenciosa”. Chile e Argentina se alternaram em enviar casais ao continente, resultando em 11 crianças nascidas até hoje, todas vivas, sem qualquer registro de mortalidade infantil — o que, curiosamente, torna a Antártida o continente com a menor taxa de mortalidade neonatal do planeta: 0%.

O que começou como uma manobra diplomática inusitada, resultou na criação de um seleto grupo de pessoas que nasceram no local mais inóspito do mundo. Hoje, todos esses indivíduos vivem fora do continente gelado, mas carregam consigo uma marca rara: serem os únicos humanos nascidos oficialmente na Antártida.

Mas afinal, quem é o dono da Antártida?

Apesar das tentativas de Chile e Argentina, nenhum país é oficialmente dono da Antártida, segundo acordos internacionais. O continente é regido pelo Tratado da Antártida, assinado em 1959, que proíbe qualquer reivindicação territorial nova e estabelece o uso pacífico da região, especialmente para pesquisa científica.

Atualmente, sete países reivindicam partes da Antártida: Argentina, Austrália, Chile, França, Nova Zelândia, Noruega e Reino Unido. No entanto, a maioria da comunidade internacional não reconhece essas reivindicações.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Imagem ilustrativa: Pixabay

Rede social aberta? Sua viagem para os EUA vai depender disso agora

Confira!

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Cancelamento de voo pode gerar indenização de até R$ 20 mil

30/09/2025
oscar

Brasileira iniciou carreira de atriz após os 70 anos e já está concorrendo ao Oscar

30/09/2025
Foto: USP Imagens

Escândalo? Descontos absurdos foram aplicados no 13º salário de 2025

30/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix