Atenção, concurseiros e concurseiras de plantão! No mês de julho, será lançado o edital e abrem as inscrições para o concurso mais aguardado do ano: o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”. Esse concurso oferece mais de 3,6 mil vagas em 36 órgãos públicos, incluindo 508 vagas para nível intermediário.
De acordo com a CNN Brasil, 2.480 das vagas oferecidas são para preenchimento imediato, enquanto as 1.172 restantes são para provimento no curto prazo depois dos resultados.
As vagas do CNPU estão distribuídas nos seguintes órgãos:
- Ancine – 10;
- Hospital das Forças Armadas – 30;
- ANP – 16;
- Anac – 70
- Anatel – 50;
- ANM – 80;
- ANS – 20;
- ANTAQ – 30;
- ANTT – 50;
- Anvisa – 14;
- Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – 33;
- Instituto Nacional de Cardiologia – 23;
- Instituto Nacional do Câncer – 54;
- Instituto Evandro Chagas – 10;
- Centro Nacional de Primatas – 18.
Quando acontecem as provas do “Enem dos Concursos”?
As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro. Depois, os convocados para a segunda fase vão fazer as provas discursivas, no dia 7 de dezembro. Elas serão aplicadas em 228 cidades espalhadas pelo Brasil.
De acordo com o Estratégia Concursos, o edital será publicado até o dia 4 de julho. A previsão é que as inscrições também sejam abertas em julho. Para se inscrever, você precisa seguir as instruções dentro do site da banca organizadora, a Fundação Cesgranrio. Os resultados devem sair até fevereiro do ano que vem.
O que é o Concurso Nacional Unificado?
Realizado pela primeira vez no ano passado, o CNPU é uma estratégia do governo para selecionar candidatos para cargos públicos em vários órgãos em uma tacada só. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, um dos objetivos da iniciativa é padronizar os procedimentos na aplicação de provas e promover igualdade de acesso a cargos públicos.