Sabe a televisão novinha que você comprou outro dia mesmo? Acredite se quiser: ela pode se tornar ultrapassada muito em breve. Mas calma: ninguém vai te obrigar a trocar de aparelho.
De acordo com o Metrópoles, o governo está se preparando para, muito em breve, lançar a chamada TV 3.0 aqui no país. E, para conseguir acessar essa nova tecnologia, os consumidores terão que comprar uma televisão nova (esse modelo ainda nem existe no mercado) ou, pelo menos, um conversor. Esse conversor seria estimado em R$ 400 e ainda está em fase de testes.
Mas o que é a TV 3.0? A ideia dessa nova tecnologia é estabelecer uma integração completa da televisão aberta com a internet. Você não usaria mais o controle para navegar pelos canais e opções, e sim um aplicativo do seu celular. Bem parecido com o que já acontece com as Smart TVs que dominam o mercado.
Segundo a Agência Brasil, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, definiu a novidade como uma “transformação tecnológica”, que reforçaria o papel da TV aberta como “serviço gratuito, aberto e de qualidade.
“Ok… e o que acontece com a minha televisão?”
A transição será feita de forma gradual, então a televisão que você tem em casa vai continuar recebendo o sinal digital por um bom tempo, sem previsão de desligamento.
E vale lembrar que, por enquanto, o mercado ainda nem tem as novas televisões adaptadas a esse tecnologia da TV 3.0. Essa nova forma de TV ainda não é uma realidade, mas sim um projeto. Inclusive, segundo o Metrópoles, o governo estuda a possibilidade de oferecer linhas de financiamento para que empresas produzam esses novos televisores e adaptadores.