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Fórmula 1 decide mudar tudo no campeonato para a próxima temporada

Por Pedro Silvini
30/06/2025
Em Geral
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Fórmula 1

(Reprodução/IStock)

A Fórmula 1 passará por uma das maiores revoluções de sua história a partir de 2026. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou um pacote completo de mudanças técnicas que afetará desde a aerodinâmica e dimensões dos carros até o sistema de motorização. O objetivo é tornar os carros mais “ágteis”, seguros, sustentáveis e competitivos nas disputas roda a roda — sem depender de estratégias artificiais.

Mas entre os pontos mais polêmicos está a introdução de um artigo no regulamento que permitirá à FIA reduzir o limite de energia recuperável em trechos de classificação, especialmente em circuitos com poucas zonas de frenagem, para evitar abusos de gerenciamento híbrido.

(Reprodução/FIA)

Metade da potência virá de energia elétrica

No novo conjunto de regras, a Unidade de Potência (UP) será profundamente alterada:

  • A parte elétrica terá papel igual ao motor a combustão, com 300% mais potência vinda da bateria do que hoje.
  • O componente MGU-H será extinto, o que eleva a responsabilidade do MGU-K, que recupera energia nas frenagens.
  • Os carros usarão combustíveis 100% sustentáveis, alinhando-se às metas ambientais da categoria.

Para manter o equilíbrio, a FIA estabeleceu limites de recuperação de energia:

  • Até 8,5 MJ por volta.
  • Em circuitos com baixa capacidade de frenagem, o teto será reduzido para 8 MJ.

Para compensar o impacto dos novos motores e melhorar o desempenho, os carros terão um chassi redesenhado:

  • Distância entre-eixos reduzida de 3600 mm para 3400 mm.
  • Largura máxima encolhida de 2000 mm para 1900 mm.
  • Peso mínimo reduzido em 30 kg, passando a 768 kg.
  • Pneus mantêm 18 polegadas, mas serão mais estreitos.

Para evitar o excesso de dependência do motor elétrico, a FIA vai limitar sua atuação acima de certas velocidades:

  • Acima de 345 km/h, a energia elétrica será progressivamente cortada.
  • No modo de ultrapassagem, o limite sobe para 355 km/h, incentivando manobras reais e não apenas decisões técnicas.

Novos fabricantes e era da eletrificação

As mudanças já atraem novos participantes para a categoria: Audi entra como fabricante completo, assumindo a equipe Sauber, Honda retorna oficialmente como fornecedora da Aston Martin, Red Bull e Ford desenvolvem sua própria unidade de potência e Cadillac estreia como 11ª equipe, com motor Ferrari e plano de motor próprio.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

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