Depois que as marcas chinesas BYD e GWM chegaram ao Brasil, comprar um carro elétrico se tornou mais acessível por aqui. É cada vez mais comum vermos carros do tipo pelas ruas do país, apesar de eles ainda não serem a maioria (os carros movidos à combustão ainda dominam o mercado nacional).
Atualmente, o carro elétrico mais barata no Brasil é o Renault Kwid E-Tech. Quando foi lançado, lá em 2022, o carro da montadora francesa custava R$ 142.990, mas, desde então, o preço caiu para R$ 99.990 (graças à chegada dos concorrentes chineses).
Com um motor elétrico de 48 kW (ou 65 cv), o veículo chega a 185 km com uma carga completa. De acordo com a Renault, ele acelera de zero aos 50 km-/h em 4,1 segundos. A bateria conta com 26,8 kWh de capacidade e pode ser recarregada em uma tomada comum de 220V em uma noite.

Confira os cinco carros elétricos mais baratos do Brasil em 2025:
- Renault Kwid E-Tech – R$ 99.990;
- BYD Dolphin Mini – R$ 118.800 – R$ 122.800;
- Caoa Chery iCar – R$ 119.990;
- Neta Aya – R$ 128.900 – R$ 134.900;
- JAC E-JS1 – R$ 132.900 – R$ 138.900.
Na América Latina, Brasil é o país com mais vendas de veículos elétricos
De acordo com o 2º Relatório de Mobilidade Sustentável – Perspectiva do Brasil, publicado pela EvolvX, o Brasil liderou a venda de veículos do tipo na América Latina em 2024. No ano passado, mais de 177 mil unidades de veículos elétricos leves foram comercializadas por aqui.
Os carros elétricos continuam ganhando espaço no mercado nacional. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), nos primeiros quatro meses de 2024, foram vendidos mais de 54 mil veículos do tipo no país.




