A gigante chinesa BYD inaugurou sua nova fábrica em Camaçari, Bahia, no dia 1º de julho, promovendo um significativo avanço no mercado automotivo brasileiro. Com um investimento de R$ 5,5 bilhões e após 15 meses de construção, a fábrica está pronta para impactar o cenário econômico e tecnológico da região.
Espera-se a criação de até 10 mil empregos diretos, posicionando Camaçari como um novo polo de tecnologia automotiva.
A escolha de Camaçari para abrigar essa instalação robusta é estratégica. A cidade, localizada na Bahia, possui uma infraestrutura favorável e já foi sede de grandes indústrias automobilísticas.
Preços de carros vão cair
Inicialmente, a produção será pelo método SKD (Semi-Knocked Down), onde os carros chegam parcialmente montados da China. A BYD planeja evoluir para uma produção completa em longo prazo, permitindo uma redução nos preços dos veículos. Recentemente, a empresa ajustou o preço do Dolphin Mini de R$ 122.800 para R$ 119.990.
A fábrica tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos anualmente, com potencial para dobrar essa capacidade. Isso representa uma transformação no mercado automotivo brasileiro, desafiando concorrentes internacionais e consolidando o país como um player estratégico na produção de veículos eletrificados.
O Brasil também será pioneiro na instalação de um sistema de recarga ultrarrápida para veículos BYD nas Américas.
Avanço tecnológico
A BYD busca homologar até 106 fornecedores brasileiros, integrando-se à cadeia produtiva local. Este movimento não só reduz custos, mas também apoia o desenvolvimento tecnológico, colocando a Bahia no radar global da inovação automotiva.
No médio e longo prazo, a BYD planeja expandir sua produção para incluir não apenas carros de passeio, mas também ônibus e baterias. A crescente demanda por veículos elétricos aponta para um futuro promissor para a fábrica de Camaçari, que pode se tornar um dos maiores centros de exportação da BYD fora da China.




