Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

INSS dá novo prazo para devolver descontos em aposentadorias

Por Pedro Silvini
06/07/2025
Em Geral
0
Sede INSS

Sede do INSS (Reprodução/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá começar a devolver os valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas a partir de 24 de julho, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) homologue o acordo firmado entre o governo federal e entidades de defesa dos segurados. O termo foi encaminhado nesta quarta-feira (2) pela Advocacia-Geral da União (AGU) para avaliação do ministro Dias Toffoli, relator do caso no STF.

O acordo prevê o reembolso de valores descontados sem autorização entre março de 2020 e março de 2025, em nome de entidades associativas. Os valores a serem devolvidos serão corrigidos pelo IPCA (inflação oficial) e depositados na mesma conta em que o beneficiário recebe seu pagamento do INSS.

Dos 3,6 milhões de beneficiários que contestaram os descontos, 2,16 milhões ainda não receberam resposta das entidades responsáveis — e, portanto, já estariam aptos a serem incluídos no primeiro lote de pagamentos, caso o acordo seja validado.

Outros 828 mil segurados tiveram suas contestações respondidas com documentos que tentam comprovar a autorização do desconto. Esses casos ainda serão analisados e, por enquanto, não fazem parte do cronograma inicial de devolução.

Como será o ressarcimento?

O ressarcimento não será automático. Para ter direito à devolução, o segurado precisa:

  • Contestar o desconto via plataforma oficial do INSS (como o aplicativo Meu INSS);
  • Não reconhecer a autorização para o valor descontado;
  • Aderir ao acordo, o que exige abrir mão de ações judiciais já apresentadas contra o INSS (mas não impede ações contra as entidades envolvidas).

Segundo o acordo, as entidades responsáveis pelos descontos têm 15 dias úteis para apresentar provas de autorização após cada contestação. Se não o fizerem, o pagamento será liberado.

Cronograma e recursos

O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo da Cunha, afirmou que o governo pretende divulgar o calendário oficial de pagamentos já na próxima semana, logo após a homologação do STF.

“Talvez na próxima semana já tenhamos o anúncio do calendário de pagamentos, assim que o acordo for assinado sob a condução do ministro Dias Toffoli”, declarou.

Para viabilizar os ressarcimentos, o governo solicitou abertura de crédito extraordinário, considerado fundamental para executar os pagamentos fora do orçamento regular. O ministro Toffoli também é responsável por analisar o pedido de suspensão de ações judiciais sobre o tema, com objetivo de centralizar os processos na esfera administrativa.

O primeiro lote de devoluções deve atender cerca de 1,5 milhão de pessoas, com a expectativa de pagamentos quinzenais a partir de 24 de julho.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
suco de uva

Esse suco foi eleito o mais saudável de todos, segundo estudo

Confira!

coca-cola

Refrigerante queridinho por brasileiros foi comprado pela Coca-Cola

20/09/2025
pão

Truque para deixar o pão quentinho por muito mais tempo

20/09/2025
cores cabelo

7 cores de cabelo que prometem ser tendência na nova estação

20/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix