Recentemente, Eliana foi a convidada do podcast PodDelas. Entre vários assuntos, a apresentadora de 52 anos revelou que sofreu com uma paralisia no ombro por causa da menopausa. Atualmente no ar no comando do Saia Justa, no GNT, Eliana contou que não conseguia nem mesmo levantar o braço e que dava a impressão que ele estava grudado no corpo.
Demorou até ela descobrir que se tratava de um sintoma da menopausa, condição conhecida como “síndrome do ombro congelado”. Por muito tempo, a apresentadora ficou sem entender o que estava acontecendo com ela.
O que é a síndrome que acometeu Eliana?
O termo técnico para essa condição é capsulite adesiva do ombro. Ela provoca rigidez nas articulações e dificuldade de movimentar a região. Consultado pela CNN Brasil, o ginecologista Igor Padovesi, especialista em menopausa, certificado pela North American Menopausa Society (NAMS), explicou que essa condição é normalmente provocada pela queda dos hormônios, em especial o estrogênio, que acontece com mulheres passando pela menopausa.
O ginecologista destaca que nem todas as mulheres vão passar por esse problema, já que os sintomas da menopausa podem ser muito diferentes de pessoa para pessoa. Ele ainda comentou que o problema pode ser confundido com bursites ou tendinites do ombro. “Por isso, é fundamental buscar um médico especializado”, aconselha.
O tratamento dessa condição varia de caso para caso. Ele começa com o uso de medicamentos anti-inflamatórios, repouso e fisioterapia, mas, em alguns casos, pode ser necessário cirurgia. Foi o que aconteceu com a apresentadora Eliana, por exemplo. A reposição hormonal também é uma opção de tratamento para esse e vários outros sintomas da menopausa.
			
                


